metropoles.com

Rosangela Moro contrata ex-assessora de Deltan

Deputada Rosangela Moro contratou ex-assessora de Deltan Dallagnol após o aliado ser cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Rosangela Moro
1 de 1 Rosangela Moro - Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A deputada Rosangela Moro contratou para seu gabinete na Câmara uma ex-assessora do deputado cassado Deltan Dallagnol. Jéssika Victória Peixoto Aquino foi nomeada para o cargo de secretária parlamentar, com salário de R$ 16,8 mil.

Antes de atuar com Rosangela e Deltan, Jéssika Victória teve passagem pelo gabinete do deputado Vinicius Poit, do Novo. Outros assessores que trabalharam para Deltan já haviam sido absorvidos pelos gabinetes de Francischini e Orleans e Bragança.

Rosangela Moro é esposa do hoje senador Sergio Moro, juiz da operação Lava Jato, na qual Deltan atuou como procurador do Ministério Público Federal (MPF). Ambos, Deltan e Moro, deixaram suas funções para ingressar na política.

Moro renunciou ao cargo de juiz federal em 2018 e assumiu o Ministério da Justiça de Bolsonaro em 2019. Deixou a função em 2020, rompido com o então presidente.

Deltan Dallagnol deixou o MPF em 2021 com a intenção de disputar as eleições no ano seguinte. Teve o mandato cassado em junho, depois de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O motivo foi sua renúncia ao cargo de procurador. Como abandonou a função antes de responder a representações no Conselho Nacional do Ministério Público que poderiam deixá-lo inelegível, o TSE entendeu que Deltan interferiu no processo eleitoral.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?