
Paulo CappelliColunas

Rafael Picciani deixa o MDB após 20 anos e se filia ao União Brasil
Rafael Picciani anuncia saída do MDB após duas décadas no partido e passa a representar o União Brasil na Assembleia Legislativa do RJ
atualizado
Compartilhar notícia

O deputado Rafael Picciani oficializou sua saída do MDB nesta quinta-feira (2/4), após duas décadas de atuação na legenda. Ele passa a integrar o União Brasil e a representar o partido na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Ao longo da carreira, Picciani ocupou cargos nas esferas municipal e estadual. Entre 2014 e 2016, foi secretário de Transportes do Rio, durante a gestão do prefeito Eduardo Paes (MDB). Também atuou à frente da Coordenação de Governo no município. No âmbito estadual, comandou a Secretaria de Esporte durante o governo de Cláudio Castro. Na Alerj, presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em diferentes legislaturas.
O parlamentar ingressou na vida pública pelo MDB. O partido foi presidido por seu pai, o ex-deputado Jorge Picciani, um dos políticos mais influentes do Rio de Janeiro, que ocupou a presidência da Alerj por seis mandatos e faleceu em 2021.
Dentro da sigla Rafal Picciani, exerceu funções de liderança, como a presidência do diretório da capital, a secretaria-geral estadual e a vice-presidência nacional da região Sudeste, além de participação na Fundação Ulysses Guimarães.
“Hoje encerro um ciclo de 20 anos no partido que me acompanhou durante toda a minha trajetória política. Passei metade da minha vida no MDB. Quando olho para trás, vejo uma história construída com muito trabalho, lealdade e, acima de tudo, compromisso com as pessoas”, afirmou. “Me despeço com a sensação de dever cumprido e a certeza de que vamos continuar juntos”, concluiu.





