Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Paulo Cappelli

Policial federal é demitido após contrabando de iPhones e notebooks

Agente da Polícia Federal participou de esquema de contrabando de equipamentos eletrônicos, como iPhones, placas de memória e notebooks

28/04/2023 06:00, atualizado 28/04/2023 09:16
Reprodução
Policial federal

O Ministério da Justiça demitiu, esta semana, o policial federal Paulo Sérgio Nascimento. O agente da PF facilitou o contrabando de equipamentos eletrônicos oriundos da China. Entre eles, iPhones, placas de memória, notebooks e até aparelhos de endoscopia.

Os produtos chegavam ao Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, e passavam ilegalmente pela alfândega. Nascimento e outros dois agentes abriam portas do aeroporto e indicavam rotas para os contrabandistas escaparem da fiscalização.

Policial federal é demitido após contrabando de iPhones e notebooks - destaque galeria
4 imagens
Policial federal contrabandeava iPhones
Notebooks também era contrabandeados
Até aparelhos de endoscopia faziam parte do esquema
Contrabando tinha Aeroporto do Galeão como porta de entrada
1 de 4

Contrabando tinha Aeroporto do Galeão como porta de entrada

Marcos Gouvêa/Divulgação RIOgaleão
Policial federal contrabandeava iPhones
2 de 4

Policial federal contrabandeava iPhones

Apple/Reprodução
Notebooks também era contrabandeados
3 de 4

Notebooks também era contrabandeados

Parque dos Leilões
Até aparelhos de endoscopia faziam parte do esquema
4 de 4

Até aparelhos de endoscopia faziam parte do esquema

Michael Melo/Metrópoles

Durante operação em 2017, a Polícia Federal apreendeu um passaporte em nome de uma cidadã chinesa na casa de Nascimento. Na ocasião, o agente alegou que o passaporte era de uma amiga que fazia, junto com ele, um curso de idiomas.

A investigação, porém, detectou que a referida cidadã chinesa já havia deixado o Brasil. E não poderia fazê-lo, claro, sem o passaporte. O documento era uma das peças do esquema criminoso.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Quando Nascimento foi preso, faltavam apenas 10 dias para que se aposentasse como agente da PF.