metropoles.com

Pesquisa acende alerta no governo Lula em relação a Tarcísio

Índice de reprovação dos governos Lula e Tarcísio acende alerta no entorno do presidente, que, por ora, não acredita em confronto em 2026

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ Youtube
Bolsonaro Presidente Lula (PT) conversa ao pé do ouvido com o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos)
1 de 1 Bolsonaro Presidente Lula (PT) conversa ao pé do ouvido com o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) - Foto: Reprodução/ Youtube

O entorno de Lula não acredita que Tarcísio de Freitas será candidato à Presidência da República na próxima eleição. Avalia que o caminho natural do governador de São Paulo é tentar a recondução ao cargo, evitando o risco maior que correria numa acirrada disputa ao Planalto sem a máquina federal a seu favor.

Por essa ótica, Tarcísio só será candidato ao Planalto em 2026 caso o cenário seja favorável a ele. E é justamente por causa disso que o governo Lula acendeu o alerta após recentes pesquisas, como DataFolha e Quaest, sobre o cenário político.

O dado que denota especial preocupação se refere à desaprovação dos respectivos governos. Os descontentes com Lula superam, em larga escala percentual, os insatisfeitos com Tarcísio.

Além de os números apontarem a necessidade de uma melhor comunicação no Planalto, podem encorajar Tarcísio a disputar a Presidência, como quer Bolsonaro, que o convidou a se filiar ao PL.

Dessa forma, Tarcísio seria mais um governador a colocar o seu bloco na rua, juntamente com Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil), que buscam herdar os votos de Bolsonaro, condenado à inelegibilidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?