metropoles.com

Os 3 movimentos de Bolsonaro que irritaram Caiado

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) fez duras críticas a Jair Bolsonaro (PL) ao longo desta terça-feira (29/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o presidente Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) fez duras críticas a Jair Bolsonaro (PL) ao longo desta terça-feira (29/10). Ele avalia que “apanhou calado” durante a eleição em Goiânia e que, passado o pleito municipal, precisava se posicionar em relação ao ex-presidente. Três momentos específicos irritaram Caiado no decorrer da campanha que marcou a vitória de Sandro Mabel (União Brasil) sobre Fred Rodrigues (PL).

No primeiro turno, em Goiânia, Bolsonaro chegou a usar a palavra “covarde” em discurso: “Nós, na pandemia, fizemos o que tinha que ser feito. Fui contra governadores que falavam ‘fiquem em casa, a economia a gente vê depois’. Governador covarde!”. A declaração deixou Caiado furioso.

Já no segundo turno, Bolsonaro afirmou que Caiado teria se aproximado da esquerda. A declaração referiu-se a um movimento do PT, que fez campanha contra o candidato do PL na capital goiana.

O terceiro movimento de Bolsonaro que irritou Caiado ocorreu no próprio dia da votação. O governador lamentou o fato de o ex-presidente ter escolhido Goiânia para passar o dia decisivo, uma vez que o PL disputava contra o PT de Lula em Fortaleza. Caiado também avalia ter sido alvo de múltiplas críticas de Bolsonaro naquele domingo.

De olho em 2026

Seja como for, o tensionamento entre ambos não culminará em ruptura. Tanto Caiado quanto Bolsonaro absorveram os ataques e, pragmáticos, já miram possível aliança para a Presidência em 2026.

Caiado almeja ser candidato ao Planalto e acredita que, se Bolsonaro permanecer inelegível, poderá contar com seu apoio. Já o ex-presidente tenta derrubar a inelegibilidade para poder concorrer daqui a dois anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?