Paulo Cappelli

Oposição quer homenagear Milei por designar CV e PCC como terroristas

Requerimento do líder da oposição na Câmara destacou reforço de tropas argentinas na fronteira com o Brasil, determinado por Milei

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Tomas Cuesta/Getty Images
Imagem colorida do presidente Javier Milei
1 de 1 Imagem colorida do presidente Javier Milei - Foto: Tomas Cuesta/Getty Images

Líder da oposição na Câmara, o deputado Luciano Zucco (PL-RS) propôs uma homenagem do Legislativo brasileiro ao governo de Javier Milei, na Argentina, por reconhecer o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações narcoterroristas.

Segundo Zucco, a medida confere “o devido e grave status de ameaça à segurança regional que tais grupos representam”. Em requerimento apresentado à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, o deputado também destacou o reforço de tropas argentinas na fronteira com o Brasil, determinado por Milei.

Oposição quer homenagear Milei por designar CV e PCC como terroristas - destaque galeria
3 imagens
Operação contra traficantes do CV no Complexo da Penha deixou 121 mortos
Argentina passa por greve geral contra reforma trabalhista de Milei
Zucco, líder da oposição
1 de 3

Zucco, líder da oposição

Agência Câmara
Operação contra traficantes do CV no Complexo da Penha deixou 121 mortos
2 de 3

Operação contra traficantes do CV no Complexo da Penha deixou 121 mortos

Reprodução / Redes sociais
Argentina passa por greve geral contra reforma trabalhista de Milei
3 de 3

Argentina passa por greve geral contra reforma trabalhista de Milei

Tomas Cuesta/Getty Images

“O avanço e a articulação de facções criminosas brasileiras, como o PCC e o CV, representam a maior ameaça à segurança pública da América do Sul. Tais grupos transcendem a criminalidade comum, estruturando-se como verdadeiras organizações transnacionais que utilizam métodos de terror e intimidação, financiados pelo narcotráfico e outras atividades ilícitas, o que justifica plenamente a classificação de ‘narcoterroristas’”, argumentou Zucco.

“O ato do governo da Argentina em reconhecer formalmente o caráter narcoterrorista dessas facções e, simultaneamente, empregar efetivos militares na vigilância de suas fronteiras demonstra uma corajosa e pragmática política de segurança nacional. Essa postura é vital para a contenção da expansão do crime organizado, protegendo não apenas o território argentino, mas também atuando como um escudo estratégico para o Hemisfério Sul”, afirmou o deputado.

O líder da oposição cobrou ainda a classificação do CV e do PCC como grupos terroristas pelo governo brasileiro, “em nome da segurança de sua população e de sua vizinhança”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?