Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Paulo Cappelli

Nikolas rebate Lula após acusação sobre crime organizado

Após declarações de Lula, Nikolas Ferreira reuniu publicações que sugerem relação entre o governo e facções criminosas

29/08/2025 14:12, atualizado 29/08/2025 14:20
Compartilhar notícia
Reprodução
Nikolas Lula

Nikolas Ferreira rebateu a acusação de Lula de que o deputado teria tentado “defender o crime organizado” ao se posicionar contra a fiscalização da Receita Federal sobre transações via Pix acima de R$ 5 mil. O parlamentar usou suas redes sociais para divulgar uma série de reportagens veiculadas desde 2023 que relacionam o governo petista a facções criminosas.

Uma das postagens cita a visita do então ministro da Justiça, Flávio Dino — hoje ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) — ao Complexo da Maré, que teria sido feita “com aval do tráfico”, segundo a reportagem. Outra publicação menciona a articulação de uma visita de Lula à Favela do Moinho por uma ONG ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

Nikolas rebate Lula após acusação sobre crime organizado - destaque galeria
3 imagens
Deputado Nikolas Ferreira (PL)
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Viaturas da Receita Federal e da Polícia Federal tomara a Avenida Brigadeiro Faria Lima em 28 de agosto de 2025
1 de 3

Viaturas da Receita Federal e da Polícia Federal tomara a Avenida Brigadeiro Faria Lima em 28 de agosto de 2025

Material cedido ao Metrópoles
Deputado Nikolas Ferreira (PL)
2 de 3

Deputado Nikolas Ferreira (PL)

Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
3 de 3

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Outra postagem de Nikolas lembrou as visitas de Luciane Barbosa Farias, esposa do traficante “Tio Patinhas”, líder do Comando Vermelho no Amazonas, aos ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos, em 2023.

“Em rede nacional, Lula cometeu a canalhice de afirmar, dolosamente e sem prova alguma, que eu DEFENDI o crime organizado. Uma mentira torpe, criminosa e irresponsável. Irei à Justiça para que responda por essa difamação, assim como farei com todos os demais — estou compilando tudo”, escreveu o deputado.

Acusação

Nesta sexta-feira (29/8), o presidente Lula declarou que um vídeo de Nikolas sobre o Pix tinha a intenção de colaborar com organizações criminosas investigadas pela Polícia Federal na Operação Carbono Oculto.

“Tem um deputado que fez uma campanha contra as mudanças que a Receita Federal propôs e agora está provado que o que ele estava fazendo era defendendo o crime organizado. E nós não vamos dar trégua ao crime organizado”, disse Lula, referindo-se a um vídeo de Nikolas sobre as alterações no Pix.

Receba no seu email as notícias da coluna Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters