Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Paulo Cappelli

Moro atua por escolta a juiz aposentado que condenou Beira-Mar

Senador protocolou requerimento a Fachin, presidente do STF e do CNJ, na CPI do Crime Organizado

01/02/2026 07:15, atualizado 01/02/2026 11:03
Reprodução/ redes sociais
Moro Fernandinho Beira-Mar

O senador Sergio Moro (União Brasil) protocolou requerimento à CPI do Crime Organizado para defender o restabelecimento de escolta ao juiz federal aposentado Odilon de Oliveira, responsável por condenações impostas ao traficante Fernandinho Beira-Mar, um dos líderes do Comando Vermelho.

O pedido foi encaminhado ao ministro Edson Fachin, presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a quem Moro solicita informações sobre os critérios adotados para a concessão de escolta a magistrados aposentados.

Moro atua por escolta a juiz aposentado que condenou Beira-Mar - destaque galeria
3 imagens
Fernandinho Beira-Mar
Juiz aposentado Odilon de Oliveira
Senador Sergio Moro
1 de 3

Senador Sergio Moro

Hugo Barreto/Metrópoles
Fernandinho Beira-Mar
2 de 3

Fernandinho Beira-Mar

Reprodução/ redes sociais
Juiz aposentado Odilon de Oliveira
3 de 3

Juiz aposentado Odilon de Oliveira

Moro menciona a retirada da escolta em 2018, após a aposentadoria do magistrado, e defende a reavaliação do caso no âmbito do CNJ. O parlamentar sustenta que o risco enfrentado por magistrados que atuaram no combate ao crime organizado não se encerra com a aposentadoria.

“O que não dá é o juiz, é o promotor, é o policial se envolver no enfrentamento ao crime organizado, aí de repente ele se aposenta, e é dado um tchauzinho para ele, e simplesmente ele se vira”, afirmou Moro, em fala registrada na reunião da CPI e reproduzida no requerimento.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Receba no seu email as notícias da coluna Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

No requerimento, o parlamentar solicita ainda que Fachin informe quais procedimentos administrativos são atualmente adotados na análise de pedidos de escolta a magistrados aposentados e cobra uma decisão sobre o pedido de restabelecimento da proteção a Odilon de Oliveira.