MDB à espera de Lula para resolver impasses com Tebet e Renan Filho
MDB está à espera de Lula para resolver impasses envolvendo participação no governo. Pastas destinadas a Tebet e Renan Filho não agradam
atualizado
Compartilhar notícia
A cúpula do MDB aguarda uma conversa com Lula para solucionar os impasses envolvendo a participação do partido no futuro governo. A expectativa da legenda é que, aprovada a PEC da transição, o presidente eleito volte sua atenção para a composição dos ministérios.
As pastas oferecidas a Simone Tebet e Renan Filho não agradaram. Convidada para o Meio Ambiente, Tebet pleiteia o comando do Desenvolvimento Social, também cobiçado pelo PT. Renan Filho, por sua vez, não viu problemas em assumir o Ministério do Planejamento, após convite de Lula e Fernando Haddad. Contudo, a bancada do MDB no Senado não se sente atendida com a pasta, que tem pouca entrega de política pública, e reivindica o Ministério das Cidades.
Atendendo ao pleito dos senadores emedebistas, Renan Filho já passou a mensagem ao PT.
Há ainda uma terceira pasta que figura nas tratativas entre MDB e aliados de Lula: o Ministério de Minas e Energia. Essa espaço atenderia à bancada do partido na Câmara, que contará com 49 parlamentares a partir do ano que vem. Disputam a indicação interna o deputado federal José Priante (PA) e Jader Filho, presidente do diretório estadual do MDB no Pará.