metropoles.com

Governo Lula envia PRF aos EUA para pesquisa de câmeras nos uniformes

Viagem foi autorizada pelo governo Lula; uso de equipamento pela polícia de São Paulo é criticado por deputados bolsonaristas

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/PRF
PRF
1 de 1 PRF - Foto: Divulgação/PRF

O Governo Lula vai enviar representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) aos Estados Unidos para pesquisar o uso de câmeras corporais.

A equipe é formada por dois agentes da PRF lotados em São Paulo e um em Santa Catarina. Eles viajam no domingo (6/8) e permanecem nos EUA até o dia 23.

Na agenda da comitiva estão as visitas técnicas ao Departamento de Polícia e ao Departamento Estadual de Segurança de Nova York, aos departamentos de Polícia de Chicago e do condado de Miami-Dade e ao Departamento de Segurança Pública do Texas.

No Brasil, o uso das câmeras corporais voltou a causar polêmica com a operação da Polícia Militar de São Paulo no Guarujá. A ação resultou em pelo menos 17 mortes. As imagens das câmeras corporais deverão apontar se houve excessos por parte dos policiais.

O equipamento foi adotado em São Paulo em 2020, no gestão de João Doria. Apesar de declarar ser contra as câmeras corporais em policiais durante a campanha eleitoral de 2022, hoje o governador Tarcísio de Freitas defende o uso do equipamento.

A opinião contraria a bancada bolsonarista na Assembleia Legislativa de São Paulo. Os deputados estaduais pressionam Freitas pelo fim das câmeras corporais.

Na quarta-feira (2/8), o deputado Rafa Zimbaldi protocolou requerimento convocando o secretário de Segurança Pública Guilherme Derrite a comparecer à Assembleia para debater a retirada das câmeras.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?