
Paulo CappelliColunas

General lobista foi recebido na gestão Bolsonaro para tratar de vacina
Lobista de mineradora investigada pelo MPF, general foi recebido no Ministério da Saúde, no governo de Jair Bolsonaro, para tratar de vacina
atualizado
Compartilhar notícia

O general da reserva Cláudio Barroso Magno Filho foi recebido no Ministério da Saúde, na gestão Bolsonaro, para tratar da venda de vacinas. Chama a atenção o fato de o militar, que não tem ligação com a saúde, reunir-se com governo para discutir o assunto. E, mais ainda, o fato de já ter atuado como lobista de uma mineradora investigada pelo Ministério Público Federal.
Os documentos apontam que a reunião foi organizada pelo então secretário-executivo da pasta, coronel da reserva Élcio Franco, número dois da Saúde. E que o encontro foi no próprio gabinete de Franco, no terceiro andar do ministério.
Os registros indicam que a audiência ocorreu em 24 de fevereiro de 2021, um dia antes de o governo assinar contrato com a Covaxin.
Os registros do Ministério da Saúde mostram que o general Magno Filho participou da audiência na condição de “representante”, mas não apontam a empresa para a qual atuava. Também estavam no encontro a então diretora de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Camile Sachetti; e Francielle Francinato, que comandava o Plano Nacional de Imunização (PNI).
Questionado se conhecia Magno Filho, Écio Franco respondeu:
“Eu conhecia quase todos os militares que me procuravam na Saúde. Afinal, foram 39 anos no Exército. Eu não fechava a porta para ninguém que dissesse ter vacina disponível para fornecer. Mas, logo que a reunião começava, exigíamos toda uma documentação para seguir o compliance. Muitos faziam um contato inicial e não voltavam”, afirma Franco.
Indagado sobre qual a empresa que Magno Filho representava, Franco disse não se recordar. Mas afirmou que o general não representou nenhuma fabricante que tenha fechado contrato com o governo para vacinas contra a Covid.
A coluna não conseguiu contato com o general Magno Filho. O espaço segue aberto a manifestação.



