metropoles.com

Flávio Bolsonaro pede afastamento de juiz da Lava Jato que doou a Lula

Flávio Bolsonaro acionou o CNJ pedindo o afastamento do novo juiz da Lava Jato, Eduardo Fernando Appio, que doou a Lula e assinava “LUL22”

atualizado

Compartilhar notícia

Metrópoles
Flávio-Bolsonaro-Appio-Lava-Jato
1 de 1 Flávio-Bolsonaro-Appio-Lava-Jato - Foto: Metrópoles

O senador Flávio Bolsonaro acionou hoje o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pedindo o afastamento do novo juiz da Lava Jato, Eduardo Fernando Appio. Na representação enviada à corregedoria, Flávio cita doação de R$ 13 feita por Appio à candidatura de Lula em 2022. E, também, o fato de o juiz ter assinado como “LUL22” no sistema de transmissão eletrônica de atos processuais.

Flávio Bolsonaro afirma que a conduta de Appio é “ilegal e imoral”. E alega que a doação a Lula e a assinatura do sistema eletrônico “afrontam o dispositivo constitucional que determina aos magistrados a abstenção de envolvimento em atividades político-partidárias”. Apenas em fevereiro de 2023, argumenta Flávio, Appio alterou a sigla de sua assinatura para “EDF23”.

Flávio cita trecho do Conselho de Ética da Magistratura que diz que “a independência judicial implica que ao magistrado é vedado participar de atividade político partidária”. E cita a possibilidade de perda de cargo em caso de descumprimento da regra.

O senador citou ainda declaração do ministro da Justiça. Flávio Dino, que, em outro contexto, criticou a mistura de toga com política.

“Se o juiz, o procurador quiser fazer passeata: há um caminho. Basta pedir demissão do cargo”, diz trecho de declaração de Dino destacada por Flávio.

Na representação, Flávio Bolsonaro pede o afastamento de Appio da 13ª Vara Criminal de Curitiba e, consequentemente, da Lava Jato.

“Aliado à gravidade dos fatos narrados que evidenciam simpatia/afinidade ideológica pelas lideranças e políticos vinculados ao Partido dos Trabalhadores e potencial parcialidade do magistrado, há no caso em análise excepcional urgência para que esse E. CNJ determine o seu afastamento da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?