Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Paulo Cappelli

Falha geral no Pix faz esquerda atacar presidente do Banco Central

Problemas nas transações via Pix foram causados por instabilidades no Banco Central; esquerda culpa Campos Neto pela falha

Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, comparece a audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), no Senado Federal

A falha geral no Pix nesta segunda-feira (14/10) provocou uma série de ataques da esquerda contra o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, nas redes sociais. As publicações atribuem a responsabilidade pelo problema, causado por instabilidades do serviço no BC, ao presidente da instituição.

A indisponibilidade dos serviços do Pix atingiu principalmente os bancos Inter, Itaú, Bradesco, Nubank e Caixa Econômica Federal.

Falha geral no Pix faz esquerda atacar presidente do Banco Central - destaque galeria
3 imagens
Gleisi Hoffmann
Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central
Falha no Pix gerou críticas nas redes sociais
1 de 3

Falha no Pix gerou críticas nas redes sociais

Reprodução
Gleisi Hoffmann
2 de 3

Gleisi Hoffmann

Hugo Barreto/Metrópoles
Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central
3 de 3

Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Algumas publicações alertaram sobre a falha no sistema, destacando que a responsabilidade de corrigir o problema é do BC. Outras demonstraram a revolta de quem precisou do serviço e não foi atendido.

“Não se trata de problemas com os bancos, mas com o sistema do Banco Central que realiza as transações; então, é este que precisa resolver a situação para que as transações funcionem corretamente pelos bancos”, dizia uma postagem.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Receba no seu email as notícias da coluna Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

No governo Lula, a principal crítica da atuação de Campos Neto à frente do BC é a deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT. Ela argumenta que a resistência da instituição em diminuir a taxa de juros, a Selic, atrapalha o crescimento econômico do Brasil.

Instabilidades semelhantes ocorreram em outras ocasiões, quando o Pix registrou volumes recordes de movimentações. Em funcionamento desde novembro de 2020, o serviço se tornou uma das principais formas de pagamento e transferência de valores do país, superando R$ 227 milhões em um único dia.

Em nota, o BC admitiu o problema e avisou que o serviço já foi restabelecido. Leia abaixo a íntegra do comunicado:

“Houve a ocorrência de problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) que afetaram o funcionamento do Pix durante a manhã desta segunda-feira (14/10). As equipes do Banco Central atuaram rapidamente, e o problema já se encontra resolvido”.