Paulo Cappelli

“Turnê das Drags” realizada por universidade federal é alvo da Câmara

Deputado questiona uso de R$ 79 mil no projeto Turne das Drags, da UFPA, e solicita que CGU investigue possível desvio de finalidade

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
turnê-das-drags
1 de 1 turnê-das-drags - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES) protocolou requerimento na Câmara dos Deputados pedindo que a Controladoria-Geral da União (CGU) apure o uso de recursos públicos pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no projeto de extensão “Turnê das Drags: Em busca da pior do mundo”.

O parlamentar afirma haver “indícios de possível desvio de finalidade, ausência de critérios objetivos, má gestão dos recursos públicos e afronta aos princípios constitucionais da administração pública”.

“Turnê das Drags” realizada por universidade federal é alvo da Câmara - destaque galeria
5 imagens
Fernando Magrin largou a vida de executivo para se dedicar à arte drag queen
Fernando Magrin
Drag queen The Vivienne
“Turnê das Drags” realizada por universidade federal é alvo da Câmara - imagem 5
Deputado Evair Vieira de Melo
1 de 5

Deputado Evair Vieira de Melo

Reprodução
Fernando Magrin largou a vida de executivo para se dedicar à arte drag queen
2 de 5

Fernando Magrin largou a vida de executivo para se dedicar à arte drag queen

Reprodução/Instagram
Fernando Magrin
3 de 5

Fernando Magrin

Reprodução/Instagram
Drag queen The Vivienne
4 de 5

Drag queen The Vivienne

Foto: Reprodução
“Turnê das Drags” realizada por universidade federal é alvo da Câmara - imagem 5
5 de 5

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

Segundo o requerimento, a UFPA destinou R$ 79.418 ao projeto por meio de dispensa de licitação. O deputado questiona se a CGU foi comunicada, fiscalizou ou analisou previamente a execução da iniciativa. Também quer saber se foram apresentadas prestações de contas e se há auditoria em curso sobre esse ou outros projetos de extensão em universidades federais.

Na justificativa, o deputado afirma que “a própria nomenclatura [do projeto] é, por si só, confissão inequívoca do desprezo pelo interesse público” e que a iniciativa representa “desperdício de recursos e afronta aos princípios constitucionais da legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência”.

Ele também critica o que chama de desvio institucional, alegando que “a universidade pública [foi transformada] em palco de agendas identitárias e espetáculos performáticos financiados pelo erário”. O requerimento questiona ainda se a CGU pretende adotar medidas para “coibir práticas dessa natureza”.

A “Turnê das Drags” promovida pela Universidade Federal do Pará (UFPA) é um projeto de extensão universitária e tem gerado controvérsia, especialmente entre parlamentares da oposição ao governo, devido ao seu financiamento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?