Paulo Cappelli

Carla Zambelli aposta em fator Moraes para conseguir asilo de Trump

A deputada federal Carla Zambelli, condenada há 10 anos de prisão pelo STF, estuda pedir asilo a Donald Trump em vez de ir para a Itália

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Zambelli e Donald Trump
1 de 1 Zambelli e Donald Trump - Foto: null

A deputada federal Carla Zambelli estuda pedir asilo político ao governo de Donald Trump, uma vez que os Estados Unidos têm feito críticas à atuação do ministro Alexandre de Moraes, que determinou a prisão preventiva da parlamentar.

A mudança de estratégia ocorre após o deputado italiano Angelo Bonelli, líder de um partido de esquerda, acionar o governo da Itália para cobrar a extradição da brasileira.

Segundo a assessoria de Zambelli, a parlamentar está nos Estados Unidos, mas, por ter cidadania italiana, pretendia viajar para Itália e permanecer na Europa. A deputada foi condenada há 10 anos de prisão pelo STF, mas respondia em liberdade enquanto os recursos ainda não eram julgados.

Carla Zambelli aposta em fator Moraes para conseguir asilo de Trump - destaque galeria
2 imagens
A deputada Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão
Deputado italiano cobra extradição de Zambelli: "Uma vergonha"
1 de 2

Deputado italiano cobra extradição de Zambelli: "Uma vergonha"

Metrópoles
A deputada Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão
2 de 2

A deputada Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Após a ofensiva de Angelo Bonelli, Zambelli passou a considerar a possibilidade de permanecer nos EUA e pedir asilo político a Donald Trump.

A mudança de estratégia de Zambelli ocorre, também, porque os Estados Unidos têm adotado postura crítica a Alexandre de Moraes, ministro do STF que ordenou a prisão preventiva da deputada.

Atritos entre governo Trump e Alexandre de Moraes

Por conta de atritos entre Alexandre de Moraes e o governo Trump, Carla Zambelli acredita que tem chances de ser beneficiada com a concessão do asilo político.

Recentemente, os Estados Unidos postaram, em português, uma declaração dizendo que “inimigos da liberdade de expressão dos americanos não serão perdoados”.

Moraes, por sua vez, declarou:

“Pouco importa quais são ou quais serão os inimigos da democracia, os inimigos do Estado e direito. Sejam inimigos nacionais, sejam inimigos internacionais, o país soberano como o Brasil sempre saberá defender sua democracia.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?