Paulo Cappelli

Boulos dispara contra Tarcísio após aumento na tarifa de água

Ministro de Lula, Guilherme Boulos criticou Tarcísio de Freitas por privatização da Sabesp após anúncio de reajuste na tarifa de água em SP

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução / Redes sociais
Boulos Tarcísio
1 de 1 Boulos Tarcísio - Foto: Reprodução / Redes sociais

Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos (PSol-SP) disparou contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O motivo da crítica foi o aumento de 6,11% na tarifa de água no estado, anunciado pela Sabesp na terça-feira (2/12).

Em contato com a coluna, Boulos classificou a privatização da Sabesp, concluída em 2024, como uma “tragédia anunciada”. “Os fatos falam por si. Tarcísio afirmou com todas as letras que a tarifa de água ficaria mais barata depois da privatização, mas a conta vai aumentar mais de 6%. Acreditou quem quis, pois a tragédia foi mais do que anunciada”, avaliou o ministro.

Boulos dispara contra Tarcísio após aumento na tarifa de água - destaque galeria
3 imagens
Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (Psol)
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas era ministro da Infraestrutura no governo Bolsonaro
ETE Barueri, na Grande SP
1 de 3

ETE Barueri, na Grande SP

Divulgação/Sabesp
Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (Psol)
2 de 3

Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (Psol)

MICHAEL MELO/METRÓPOLES @michaelmelo
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas era ministro da Infraestrutura no governo Bolsonaro
3 de 3

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas era ministro da Infraestrutura no governo Bolsonaro

Reprodução / Redes sociais

“A Sabesp era lucrativa. Mesmo assim ele entregou a empresa por um valor 10% abaixo do preço de mercado para um grupo que não tinha experiência alguma na área. O resultado está aí. Conta mais cara, seguidos casos de vazamentos de esgoto que afetam o meio ambiente e ameaça iminente de outra crise hídrica”, afirmou Boulos.

Em suas redes sociais, o ministro divulgou um vídeo no qual Tarcísio defendia a privatização e argumentava que o valor das contas de água iria cair. “A palavra de Tarcísio vale?”, escreveu Boulos, na publicação.

De acordo com o governo de São Paulo, o aumento na tarifa de água se refere à “reposição inflacionária do IPCA acumulado entre julho de 2024 e outubro de 2025, sem aumento real para o consumidor”. A administração sustentou ainda que a nova tarifa é 15% menor do que o valor previsto caso a Sabesp não tivesse sido privatizada.

Tarcísio de Freitas é um dos políticos cotados para disputar o Palácio do Planalto, no ano que vem, contra o presidente Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?