metropoles.com

As três queixas de Bolsonaro sobre Valdemar

Jair Bolsonaro está uma fera com Valdemar da Costa Neto. E não apenas por conta dos recentes elogios do chefão do PL a Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
Partido Imagem colorida de Jair Bolsonaro com um microfone na mão ao lado de Valdemar Costa Neto sorrindo e aplaudindo - metrópoles
1 de 1 Partido Imagem colorida de Jair Bolsonaro com um microfone na mão ao lado de Valdemar Costa Neto sorrindo e aplaudindo - metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

Jair Bolsonaro está uma fera com Valdemar da Costa Neto. E não apenas por conta dos recentes elogios do chefão do PL a Lula. Em reuniões privadas, o ex-presidente já havia reclamado da postura do dirigente em outras duas ocasiões.

Uma delas envolve homenagem de integrantes da cúpula do partido no Ceará a Flávio Dino. Casada com o presidente do PL no estado, a deputada Marta Gonçalves, também filiada à sigla, votou a favor da concessão da mais alta honraria da Assembleia Legislativa a Dino, visto como espécie de “inimigo público” do bolsonarismo.

Bolsonaro externou seu descontentamento a Valdemar, que optou por não reservar nenhuma punição ao diretório cearense. Na ocasião, o chefe do partido ponderou que a homenagem a Dino não representou uma afronta a Bolsonaro.

Outra reclamação de Bolsonaro, feita de forma ainda mais incisiva, envolve a escolha do candidato do PL à Prefeitura de Guarulhos, o segundo maior colégio eleitoral de São Paulo.

Valdemar anunciou publicamente que o partido lançaria a candidatura de Lucas Sanches, ex-MBL que pregou a neutralidade no segundo turno entre Lula e o ex-presidente. Bolsonaro, então, deixou claro que, se o dirigente insistir no movimento, não pisará em Guarulhos na eleição deste ano.

Com isso, Valdemar deve recuar e buscar um consenso com o ex-presidente, visto como o principal cabo eleitoral do partido em 2024.

No escopo das reclamações sobre o dirigente, o núcleo de Bolsonaro não poupa críticas ao marqueteiro Duda Lima, um dos mais antigos aliados de Valdemar e considerado um dos mentores políticos do chefe do PL. A avaliação é que, experiente, Duda não tem instruído o dirigente como deveria.

E, como consequência, as derrapadas estariam ocorrendo com frequência maior do que deveriam.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?