Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Paulo Cappelli

Bolsonaro e Moraes têm novo embate após intimação na UTI

Bolsonaro e Alexandre de Moraes (STF) passam por novo embate após ministro enviar oficial de Justiça para intimar ex-presidente em hospital

Paulo Cappelli, Felipe Salgado23/04/2025 16:32, atualizado 23/04/2025 19:22
Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Compartilhar notícia
Igo Estrela/Metrópoles
Bolsonaro e Alexandre de Moraes

Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes passam por um novo embate após o ministro do STF enviar uma oficial de Justiça para intimar o ex-presidente, que está internado em uma Unidade de Terapia Intensiva no Hospital DF Star, em Brasília. “A oficial botou o pé na porta da UTI para que eu assinasse”, chegou a dizer Bolsonaro em declaração à coluna.

Aliados do ex-presidente argumentam que a ordem de Moraes teria violado o artigo 244 do Código de Processo Civil, que estabelece prazos e condições para a prática de atos processuais. “Não se fará a citação, salvo para evitar o perecimento do direito de doente, enquanto grave o seu estado”, pontua o texto.

Pessoas próximas a Bolsonaro também disseram temer que a oficial de Justiça pudesse infectar ou transmitir alguma doença ao ex-presidente. Durante a ação, a servidora do Judiciário usou uma máscara cobrindo o nariz e a boca.

O STF, por sua vez, justificou a medida ressaltando que Bolsonaro participou de uma transmissão ao vivo na segunda-feira (22/4), o que demonstraria que ele estaria apto a assinar o documento. “A divulgação de live realizada pelo ex-presidente na data de ontem demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado hoje”, afirmou a Corte.

Bolsonaro e Moraes têm novo embate após intimação na UTI - destaque galeria
4 imagens
Jair Bolsonaro posa para as redes sociais na cama do hospital
Bolsonaro na UTI em abril deste ano
Cumprindo ordens, oficial de Justiça tenta intimar Bolsonaro
Com máscara, oficial de Justiça conversa com funcionário do DF Star para tentar intimar Bolsonaro
1 de 4

Com máscara, oficial de Justiça conversa com funcionário do DF Star para tentar intimar Bolsonaro

Coluna Paulo Cappelli
Jair Bolsonaro posa para as redes sociais na cama do hospital
2 de 4

Jair Bolsonaro posa para as redes sociais na cama do hospital

Instagram/Reprodução
Bolsonaro na UTI em abril deste ano
3 de 4

Bolsonaro na UTI em abril deste ano

Reprodução/Redes sociais
Cumprindo ordens, oficial de Justiça tenta intimar Bolsonaro
4 de 4

Cumprindo ordens, oficial de Justiça tenta intimar Bolsonaro

Coluna Paulo Cappelli

“A citação dos réus (Núcleo 1) informando o início da ação penal e a intimação para apresentação de defesa foram determinadas em 11 de abril. Todos os réus já haviam sido citados entre os dias 11 e 15 de abril. Em virtude da internação do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi determinado que se aguardasse uma data adequada em que pudesse, normalmente, receber o oficial de Justiça”, continuou o STF.

A intimação é referente à ação penal a que Bolsonaro responderá no Supremo após a Procuradoria-Geral da República acusá-lo de golpe de Estado. O processo é relatado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Bolsonaro está internado na UTI após uma cirurgia no abdômen, realizada em 13 de abril. Ele segue em uma ala restrita, com visitas limitadas apenas a familiares.

Receba no seu email as notícias da coluna Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters