Paulo Cappelli

Após reunião de Lula com Trump, Brasil formaliza proposta aos EUA

Após reunião entre os presidentes Lula e Donald Trump na Malásia, o governo brasileiro enviou proposta de acordo comercial aos EUA

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

@ricardostuckert
Lula e Trump na Malásia - Metrópoles
1 de 1 Lula e Trump na Malásia - Metrópoles - Foto: @ricardostuckert

Após a reunião entre os presidentes Lula e Donald Trump na Malásia, o governo brasileiro formalizou proposta de acordo comercial aos Estados Unidos. Diplomatas do Itamaraty relataram à coluna que o documento foi enviado na última terça-feira (4/11) ao United States Trade Representative (USTR), que está à frente das negociações sobre o tarifaço.

O embaixador norte-americano Jamieson Greer, que representa os interesses comerciais dos EUA, deverá analisar a proposta. Até o momento, Washington ainda não se manifestou sobre os pontos considerados importantes pelo Brasil. O teor do documento é mantido sob reserva.

Após reunião de Lula com Trump, Brasil formaliza proposta aos EUA - destaque galeria
3 imagens
Marco Rubio comanda a diplomacia dos EUA
Chanceler brasileiro, Mauro Vieira
mauro vieira e marco rubio
1 de 3

mauro vieira e marco rubio

Hugo Barreto/Metrópoles e Divulgação Redes Sociais
Marco Rubio comanda a diplomacia dos EUA
2 de 3

Marco Rubio comanda a diplomacia dos EUA

Reprodução
Chanceler brasileiro, Mauro Vieira
3 de 3

Chanceler brasileiro, Mauro Vieira

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Nessa quinta-feira (13/11), nove dias depois do envio do material, o chanceler Mauro Vieira se reuniu com o Secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, no Canadá.

No centro da conversa, estiveram as tarifas de até 50% impostas sobre produtos brasileiros e a possibilidade de eliminar impostos que ainda incidem sobre o café e a banana — dois dos principais itens da pauta de exportação nacional.

De acordo com fontes, Rubio demonstrou disposição para rever as barreiras comerciais, mas condicionou o avanço das tratativas a um diálogo direto entre os presidentes Lula e Donald Trump. A proposta de um encontro entre os dois líderes em dezembro foi colocada à mesa e recebeu aval preliminar de ambos os lados.

Ainda segundo interlocutores, uma conversa telefônica entre Lula e Trump deverá ocorrer até a próxima quinta-feira (20/11), para alinhar detalhes e definir o formato da futura reunião presencial.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?