Paulo Cappelli

Aliado de Lula, Macron comemora queda de Maduro: “Venezuela está livre”

Presidente francês afirma que venezuelanos estão livres e diz apoiar uma transição pacífica, democrática e respeitosa da soberania popular

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert / PR
Lula e Macron tiveram uma reunião em Belém
1 de 1 Lula e Macron tiveram uma reunião em Belém - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente da França, Emmanuel Macron, aliado político de Lula, comemorou publicamente a queda do regime de Nicolás Maduro na Venezuela. A manifestação foi divulgada nas redes sociais do mandatário francês, em uma mensagem escrita em espanhol, após o colapso do governo chavista em Caracas neste sábado (3/1).

Na publicação, Macron afirmou que “o povo venezuelano está hoje libertado da ditadura de Nicolás Maduro e não pode senão celebrar”. Em seguida, declarou que “os venezuelanos podem contar com o apoio da França para erguer a voz de uma transição pacífica, democrática e plenamente respeitosa de sua vontade soberana”.

A declaração foi feita em meio ao início do processo de transição política na Venezuela, após a saída de Maduro do poder, encerrando um ciclo de quase 27 anos de governos chavista.

A queda do regime ocorreu após a ofensiva militar dos EUA que resultou na captura de Maduro, , que deverá responder na Justiça americana por quatro acusações principais: conspiração de narcoterrorismo; conspiração para importação de cocaína aos EUA; uso e posse de metralhadoras e dispositivos destrutivos em conexão com o tráfico; e conspiração armada ligada a crimes de drogas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?