Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Neila Guimarães

Bia Kicis e Michelle lideram operação do PL para fiscalizar urnas

Candidatas ao Senado querem reunir registros dos boletins de urna de mais de 6,5 mil seções para confrontar dados com a totalização oficial

28/09/2026 20:06
Reprodução/redes sociais
Michelle Bolsonaro e Bia Kicis

As candidatas ao Senado pelo PL no Distrito Federal Bia Kicis e Michelle Bolsonaro articulam uma força-tarefa de fiscais para acompanhar o encerramento da votação e registrar os boletins de urna (BUs) de mais de 6,5 mil seções eleitorais do Distrito Federal no próximo domingo (4/10).

A estratégia prevê que os fiscais escalados pelo partido fotografem os QR Codes dos boletins de urna afixados nas seções após o encerramento da votação e encaminhem as imagens para uma plataforma do PL. A ideia é reunir os registros produzidos diretamente nas seções e, posteriormente, confrontá-los com os dados divulgados pela Justiça Eleitoral.

A iniciativa está sendo coordenada pelas estruturas de campanha de Bia e Michelle Bolsonaro. De acordo com a articulação, a assessoria de Bia prepara, entre esta segunda (28) e terça-feira (29), um tutorial simples com as orientações para os militantes que participarão da fiscalização.

QR Code permite conferir resultado da seção

O boletim de urna é emitido pela própria urna eletrônica ao final da votação e contém, entre outras informações, a votação individual de candidatos, votos por legenda, brancos, nulos e a soma geral dos votos. O documento também traz um código de barras bidimensional, o QR Code.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Segundo as regras do TSE para as Eleições 2026, uma via do BU deve ser afixada em local visível da seção. Além disso, fiscais de partidos, federações e coligações podem requerer uma das vias impressas do documento no momento do encerramento da votação.

A própria Justiça Eleitoral prevê a utilização do QR Code para verificar a correspondência entre o boletim de urna impresso e o arquivo disponibilizado posteriormente na internet. O TSE disponibiliza o aplicativo Boletim na Mão, que permite a leitura do código e o acesso ao conteúdo do BU.

Partido quer reunir registros de todo o DF

A operação do PL pretende descentralizar a coleta dos dados. Em vez de concentrar a fiscalização em poucos locais, os militantes serão distribuídos pelas seções eleitorais para registrar os QR Codes dos boletins assim que a votação for encerrada.

A intenção é formar uma base própria de registros das seções do DF e utilizá-la para uma conferência posterior com os resultados oficialmente totalizados pela Justiça Eleitoral.