Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mirelle Pinheiro

Vereador do Rio é preso em operação da PF contra esquema de internet do CV

Além do vereador do Rio Fábio Silva (Podemos), Marcinho VP, Márcia Gama e um filho do casal também foram alvo de mandados de prisão

Reprodução/Instagram
Vereador do Rio é preso em operação da PF contra esquema de internet do CV

O vereador do Rio de Janeiro Fabio Silva (foto em destaque), do Podemos, foi preso nesta segunda-feira (19/10) pela Polícia Federal (PF) durante a Operação Backbone, que investiga um monopólio de internet imposto pelo Comando Vermelho (CV) em comunidades do RJ. O parlamentar foi localizado em Londrina, no Paraná (PR).

Também foram alvos de mandado de prisão Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, a esposa dele, Márcia Gama, e o filho, Lucas Santos Nepomuceno.

Segundo a investigação, moradores dos complexos do Alemão, da Penha e do Chapadão eram obrigados a contratar serviços de internet controlados pela facção. Para eliminar a concorrência, traficantes armados cortavam cabos, incendiavam caixas de distribuição de operadoras regulares e impediam a realização de reparos.

Até o momento, 20 pessoas foram presas na ação. Marcinho VP, que está encarcerado desde 1996, teve o mandado cumprido na unidade prisional federal de segurança máxima onde está custodiado, em Campo Grande (MS).

Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de até R$ 558 milhões em bens e valores de 40 pessoas físicas e 42 empresas. A operação também prevê a suspensão das atividades econômicas de empresas investigadas, incluindo provedores de internet, produtoras de eventos, uma empresa de contabilidade e empresas de fachada.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Mirelle Pinheiro

A operação foi deflagrada para cumprir 23 mandados de prisão preventiva e 24 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de autorização do ministro Alexandre de Moraes.

Os investigados poderão responder por crimes como domínio social estruturado, extorsão majorada e lavagem de dinheiro, entre outros.