Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mirelle Pinheiro

Polícia Federal mira prefeito em nova fase da Operação Overclean

Entre os alvos da nova etapa está um prefeito de um município do interior da Bahia, conforme apurou a coluna

16/10/2025 11:41, atualizado 16/10/2025 12:09
Compartilhar notícia
Divulgação/Polícia Federal
pf operação desarticula tráfico de drogas aeronaves

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (16/10), a sétima fase da Operação Overclean, que investiga organização criminosa suspeita de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro. Entre os alvos da nova etapa está um prefeito de um município do interior da Bahia, conforme apurou a coluna.

Ao todo, os investigadores cumprem seis mandados de busca e apreensão, uma medida cautelar de afastamento de agente público do cargo e ordens de sequestro de valores nas cidades de Salvador (BA), Riacho de Santana (BA), Wenceslau Guimarães (BA) e Arraial do Cabo (RJ). As medidas foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Os investigados respondem pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.

Sexta fase: deputado interceptado em 30 segundos

Na terça-feira (14/10), a PF deflagrou a sexta fase da Overclean, que teve como alvo o deputado federal Dal Barreto (União Brasil-BA). A coluna revelou com exclusividade que o parlamentar foi interceptado pela PF no Aeroporto Internacional de Salvador, em uma ação que durou menos de 30 segundos.

O deputado foi abordado logo após passar pelo raio-x, teve o celular apreendido e acabou conduzido a uma sala reservada da PF no próprio terminal.

A ação foi discreta e técnica, passando despercebida pela maioria dos passageiros.

Além do deputado, foram alvo da operação dois aliados políticos dele:
• Ubaldo Neto, que se apresenta como empresário e seria operador financeiro do parlamentar;
• Danilton Oliveira, também empresário, apontado como laranja e responsável por movimentar valores em nome do deputado.

Fraudes e desvios milionários

A Operação Overclean foi iniciada em dezembro de 2024 para apurar esquema milionário de corrupção envolvendo recursos públicos destinados a municípios por meio de emendas parlamentares.

As investigações revelaram licitações direcionadas, contratos superfaturados e o uso de empresas de fachada para simular concorrência e dissimular a origem dos valores desviados.

Segundo a PF, as fraudes eram sistemáticas e contavam com núcleos político, empresarial e contábil, responsáveis por liberar verbas e operacionalizar a lavagem de dinheiro.

Desde a primeira fase, a Overclean identificou planilhas com mais de 100 nomes e codinomes ligados ao esquema. Entre os investigados estão empresários e políticos baianos, incluindo o empresário José Marcos de Moura, conhecido como “Rei do Lixo”, apontado como articulador político do grupo.

A operação é conduzida pela Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal, sob supervisão do STF. Os materiais apreendidos nesta sétima fase serão periciados para rastrear o fluxo financeiro dos contratos e identificar novos beneficiários.