Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mirelle Pinheiro

PF investiga mulher que usou RG falso para fraudar R$ 109 mil do INSS

Segundo a PF, ela teria utilizado documentos falsos para obter o Benefício de Prestação Continuada, destinado a pessoas com deficiência

29/10/2026 11:06
Divulgação/Polícia Federal
Imagem colorida de agentes da Polícia Federal (PF); corporação procurou foragido do Chile nessa quarta-feira (30/9) em São Paulo - Metrópoles

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (29/10), a Operação Alter Ego 2, para investigar uma mulher suspeita de utilizar uma identidade falsa durante vários anos para receber benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de forma fraudulenta.

Segundo a PF, a investigada teria utilizado documentos falsos para obter o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), destinado a pessoas com deficiência, e uma aposentadoria por invalidez. O prejuízo causado aos cofres públicos é estimado em mais de R$ 109 mil.

Durante a operação, os policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão expedido pelo Juízo da 16ª Vara Federal da Paraíba. A decisão judicial também determinou o sequestro de valores existentes em contas bancárias em nome da investigada.

Caso sejam comprovadas a autoria e a materialidade dos crimes, a mulher poderá responder por falsidade ideológica, uso de documentos falsos e estelionato majorado.