Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mirelle Pinheiro

Pescador é flagrado brincando com filhote de tubarão. Veja vídeo

O vídeo registrado na quarta-feira (10/6), na Praia de Boa Viagem, em Recife (PE), circulou nas redes sociais

Giovanna Sfalsin12/06/2026 17:00
Compartilhar notícia
Reprodução/Instagram (@pernambucofishing)
Pescador é flagrado brincando com filhote de tubarão

Um filhote de tubarão foi capturado por um pescador na noite dessa quarta-feira (10/6), na Praia de Boa Viagem, em Recife (PE). O caso chamou atenção após um vídeo do momento circular nas redes sociais, poucos dias depois de dois ataques registrados no litoral de Pernambuco.

As imagens foram divulgadas pelo perfil Pernambuco Fishing no Instagram. No vídeo, o pescador aparece segurando o tubarão fora da água, abrindo e fechando a boca do animal para a câmera, além de fazer brincadeiras enquanto o chama de “Júnior”.

“Olha aí, tubarível. Boa Viagem, meu amor. Não vacile, não. Curioso é foda”, diz o homem.

Na sequência, o pescador balança o animal na água e o solta de volta no mar.

Segundo o Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, a caça ou morte de animais silvestres ameaçados de extinção pode configurar infração ambiental e, dependendo da espécie, também crime ambiental.

Outros casos

O episódio ocorreu em meio à repercussão de recentes ataques de tubarão na região. No dia 31 de maio, o estudante João Lucas, de 11 anos, foi atacado na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes (PE). Ele sofreu ferimentos graves na perna e na mão esquerda, passou por cirurgia no Hospital da Restauração e teve uma das pernas amputada.

Menos de 24 horas depois, no dia 1º de junho, a jovem Marcela Vitória de Lima Santos, de 19 anos, também foi atacada por um tubarão na Praia de Boa Viagem.

Inicialmente, Marcela foi levada ao Hospital Alfa, em Boa Viagem. Após avaliação médica, ela foi transferida para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, onde permanece internada. Ela também teve a perna direita amputada.

Em nota à coluna, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (CEMIT) informou que o exemplar recentemente capturado e divulgado em redes sociais foi identificado como pertencente à espécie Rhizoprionodon porosus, popularmente conhecida como tubarão-rabo-seco ou tubarão-bico-fino.

“Trata-se de uma espécie pertencente à família Carcharhinidae, amplamente distribuída ao longo da costa brasileira. O CEMIT esclarece que esta espécie não apresenta histórico de envolvimento em incidentes com seres humanos e não possui qualquer relação com os incidentes registrados na Região Metropolitana do Recife, os quais estão associados a outras espécies de tubarões com características biológicas e ecológicas distintas.”