Mirelle Pinheiro

Pai e filho chefiam rota milionária de tráfico de brasileiros aos EUA

Eles deverão responder por contrabando de migrantes e promoção de envio ilegal de crianças e adolescentes para o exterior

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

PF/Divulgação
PF faz operação de combate trabalho ao escravo em fazendas de MG e SP
1 de 1 PF faz operação de combate trabalho ao escravo em fazendas de MG e SP - Foto: PF/Divulgação

Nesta sexta-feira (28/3), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação El Paso, revelando os bastidores de uma organização criminosa comandada por pai e filho, que lucraram milhões com o tráfico de migrantes.

A operação da Polícia Federal cumpriu sete mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva, com autorização da Justiça Federal. O valor estimado do patrimônio sequestrado dos investigados chega a R$ 62,6 milhões.

Eles deverão responder por contrabando de migrantes e promoção de envio ilegal de crianças e adolescentes para o exterior, crimes cujas penas podem ultrapassar dez anos de prisão.

A dupla, cujos nomes ainda não foram divulgados, atuava principalmente nos municípios de Ipatinga e Bugre. Eles montaram esquema sofisticado que, entre 2018 e 2024, enviou ilegalmente ao menos 700 brasileiros — incluindo 227 menores de idade — para os Estados Unidos, através de rotas que passavam por países da América Central como México, Panamá, El Salvador e Costa Rica.

Apontados como os líderes do esquema, o pai e o filho não apenas orquestravam a logística das viagens — passagens, hospedagens, transporte terrestre e articulação com “coiotes” locais — como também mantinham contatos com autoridades mexicanas para garantir a segurança das travessias ilegais. Tudo tinha um preço alto: entre 15 mil e 21 mil dólares por pessoa.

Para pagar pela “passagem”, os migrantes muitas vezes entregavam carros, imóveis e até procurações registradas em cartório para facilitar a venda dos bens no Brasil. A família criminosa alugou um galpão para armazenar os veículos tomados como pagamento e chegou a abrir uma empresa para vendê-los legalmente, lavando o dinheiro obtido com o crime.

Com o lucro, pai e filho passaram a exibir um estilo de vida incompatível com a realidade da maioria dos moradores da região. Carros de luxo, imóveis de alto padrão e viagens internacionais.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?