Mirelle Pinheiro

Mulher se passa por médica para diagnosticar e receitar tratamentos

Um outro funcionário da clínica realizava exames de ultrassonografia e emitia laudos médicos sem a presença de um médico qualificado

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto mostra médica entregando receita a paciente segurando caneta - Metrópoles
1 de 1 Foto mostra médica entregando receita a paciente segurando caneta - Metrópoles - Foto: Getty Images

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) obteve a condenação de três pessoas por crimes como exercício ilegal da medicina, falsificação de documentos e associação criminosa em Manhuaçu, cidade localizada no interior de Minas Gerais. Os envolvidos foram punidos com penas de detenção, que foram convertidas em prestação de serviços à comunidade e pagamento de multa.

A condenação se refere a crimes cometidos entre novembro de 2022 e março de 2023, na Casa de Saúde São Lucas, uma clínica da cidade. Os três acusados, sendo dois sócios (um homem e uma mulher em união estável) e um funcionário, usaram a clínica para realizar atividades fraudulentas no campo da medicina.

De acordo com a denúncia do MPMG, o médico, que era sócio da clínica, orientava sua companheira e o funcionário nas práticas ilegais, como a realização de diagnósticos e prescrições sem o devido respaldo profissional. Ele também esteve envolvido na falsificação de documentos médicos, como laudos e assinaturas.

A mulher, também sócia da clínica, exerceu ilegalmente a medicina, diagnosticando pacientes, prescrevendo medicamentos e tratamentos, além de falsificar assinaturas do marido, tudo com o consentimento e a orientação deste. Ela, apesar de não ter formação médica, coordenava as atividades da Casa de Saúde São Lucas enquanto realizava funções privativas de um médico.

Já o funcionário, que trabalhava de forma informal na clínica, realizava exames de ultrassonografia e emitia laudos médicos sem a presença de um médico qualificado, também sob orientação dos sócios.

Em um dos casos denunciados, o médico alterou o prontuário de um paciente em 12 de março de 2023, incluindo o nome de uma médica que não prestava serviços na clínica.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?