Mirelle Pinheiro

Homens que espancaram capivara no Rio têm prisão preventiva decretada

Seis adultos são acusados de praticar o crime de maus-tratos. Dois adolescentes envolvidos serão internados provisoriamente

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação
capivara
1 de 1 capivara - Foto: Divulgação

Seis homens acusados de praticar maus-tratos contra uma capivara, na Ilha do Governador, zona Norte do Rio de Janeiro (RJ), tiveram a prisão convertida em preventiva após passarem por audiência de custódia nessa segunda-feira (23/3).

Eles, e mais dois adolescentes, foram flagrados em um ataque brutal a uma capivara, na manhã do último sábado (21/3).

No domingo, dia 22, a pedido da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude Infracional, a Vara da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) já havia determinado a internação provisória dos dois adolescentes envolvidos no caso.

De acordo com o MPRJ, os acusados, identificados como Isaías Melquiades Barros da Silva, José Renato Beserra da Silva, Matheus Henrique Teodosio, Paulo Henrique Souza Santana, Pedro Eduardo Rodrigues e Wagner da Silva Bernardo, participaram de agressões extremamente violentas contra o animal, no bairro Jardim Guanabara, utilizando barras e ripas de madeira, algumas com pregos. A ação foi registrada por câmeras de segurança e testemunhas, e os objetos utilizados foram apreendidos.

Ao se manifestar, o Núcleo de Audiências de Custódia, do MPRJ, destacou a gravidade concreta da conduta, marcada por extrema crueldade, a repercussão social do caso, o envolvimento de adolescentes e a existência de indícios de reiteração delitiva, além do risco de intimidação de testemunhas.

Na decisão, o Juízo ressaltou a gravidade dos fatos, evidenciada por depoimentos e imagens, bem como a aparente premeditação da conduta e a necessidade de resguardar a instrução criminal, fundamentos que justificaram a adoção das medidas cautelares mais gravosas.

Paralelamente às atuações na esfera criminal, o caso é acompanhado pelo Núcleo de Proteção e Defesa dos Animais (NPDA), estrutura especializada que atua de forma integrada e estratégica em situações de maus-tratos.

O ataque

O crime ocorreu por volta de 1h da madrugada daquele dia, quando, segundo testemunhas, o grupo cercou o animal e passou a agredi-lo com barras de ferro e pedaços de madeira, causando graves ferimentos. A ação foi registrada por câmeras de segurança, cujas imagens foram fundamentais para a identificação dos envolvidos.

Após o crime, as equipes iniciaram diligências imediatas, que resultaram na localização e detenção do grupo em situação de flagrante. A capivara foi resgatada ferida, tendo sido acionado o resgate para atendimento.

Em declaração, o Delegado Felipe Santoro destacou: “Trata-se de um crime brutal, que choca a sociedade. Verificamos que o animal estava no local sem oferecer qualquer risco a terceiros, e ainda assim foi deliberadamente atacado. Os envolvidos aguardaram a presença do animal para praticar a agressão até a morte. Eram oito pessoas contra um animal completamente indefeso. É um ato de extrema crueldade contra um ser que não representava ameaça alguma, encontrando-se acuado e vulnerável.”

Os seis adultos responderão por maus-tratos, associação criminosa e corrupção de menores. Já os adolescentes responderão por atos infracionais análogos aos mesmos crimes. As investigações seguem para o completo esclarecimento dos fatos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?