Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mirelle Pinheiro

Gênio? PF apura jovem que virou “campeã de concursos” em tempo recorde

A jovem ostenta currículo de aprovações que, segundo especialistas, é estatisticamente improvável

06/10/2025 05:47, atualizado 06/10/2025 08:32
Arte/Metrópoles
Gênio? PF apura jovem que virou “campeã de concursos” em tempo recorde

O perfil de uma jovem candidata intrigou os investigadores da Polícia Federal desde o início da apuração sobre fraudes no Concurso Nacional Unificado (CNU). Natural de Pernambuco, ela ostenta currículo de aprovações que, segundo especialistas, é estatisticamente improvável: medicina em universidade federal, direito em universidade federal, cargo de assistente administrativo em instituição de ensino federal e, por fim, auditoria fiscal do trabalho no CNU de 2024.

O que transformou sua trajetória em alvo da investigação foi a descoberta de que seu gabarito no CNU era absolutamente idêntico ao de Wanderlan Limeira de Sousa, ex-policial militar apontado como líder da organização criminosa. Segundo a PF, “há indícios fortes” de que a candidata tenha participado da fraude.

A análise de seus dados digitais revelou documentos que a conectam diretamente aos demais investigados. Em arquivo datado de janeiro de 2024, foram encontradas referências à aprovação de Wanderlan no concurso para carreira administrativa do Banco do Brasil, sugerindo que ela tinha conhecimento prévio das atividades fraudulentas do grupo.

O perfil de “superaprovada” chamou a atenção justamente por ser “bom demais para ser verdade”. Embora existam candidatos excepcionais que conseguem múltiplas aprovações em concursos difíceis, a combinação de aprovações em áreas tão distintas, como medicina, direito e auditoria fiscal, somada ao gabarito idêntico ao de um fraudador conhecido, levantou fortes suspeitas.

A Polícia Federal trabalha com a hipótese de que ela seja uma das “clientes” da organização criminosa, ou seja, teria pago pelos serviços de fraude em múltiplos concursos ao longo dos anos.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Mirelle Pinheiro

A investigação busca rastrear transações financeiras entre a candidata e membros do grupo, além de analisar se suas aprovações anteriores foram obtidas de forma fraudulenta.

A PF também apura outros perfis semelhantes, de candidatos com múltiplas aprovações em concursos de alta complexidade e cujos gabaritos coincidiram com os de membros da quadrilha.