Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mirelle Pinheiro

Fuga frustrada: quem é o autor de sequestro em GO preso ao ir aos EUA

O homem teve a entrada negada no país norte-americano e acabou preso ao desembarcar no Aeroporto de Brasília 

Repórter de Mirelle Pinheiro03/07/2025 17:53, atualizado 03/07/2025 18:13
Compartilhar notícia
Reprodução/Instagram
Fuga frustrada: quem é o autor de sequestro em GO preso ao ir aos EUA

O homem apontado como sendo o mentor intelectual do sequestro-relâmpago de um empresário, ocorrido em junho deste ano, em Goiânia (GO), é Josemar Alencar Linhares de Oliveira. Ele provocou a deflagração de uma operação integrada internacional ao tentar entrar nos Estados Unidos da América (EUA).

Ex-assessor parlamentar da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o suspeito havia deixado o Brasil no último dia 1° com a intenção de adentrar em território americano. No entanto, uma ação célere da Polícia Federal (PF) frustrou a fuga.

A Polícia Federal, com apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Goiás, e em atuação conjunta com o Setor de Capturas Internacionais e com a Polícia Civil de Goiás, participou da operação que resultou na inadmissão migratória do procurado.

Ele foi impedido de ingressar em território norte-americano pelas autoridades migratórias no Aeroporto Internacional de Miami, em ação que contou com o apoio do U.S. Customs and Border Protection (CBP), da Homeland Security Investigations (HSI) e do oficialato da Polícia Federal em Miami.

Após os trâmites migratórios, ele foi embarcado de volta ao Brasil. No desembarque, que ocorreu nesta quinta-feira (3/7) no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, ele foi preso por policiais federais e entregue às autoridades da Polícia Civil de Goiás.

O criminoso deverá ser apresentado à Justiça do Goiás, onde responderá pelos crimes de extorsão mediante sequestro e associação criminosa.

A PF destacou que a operação demonstra a efetividade da cooperação internacional no enfrentamento à criminalidade transnacional e reforça o compromisso das instituições envolvidas com a justiça e a segurança pública.