Mirelle Pinheiro

Ex-presidente do BRB entregará voluntariamente celular e notebook à PF

Os equipamentos serão analisados no âmbito da Operação Compliance Zero, que apura irregularidades na compra de carteiras de crédito pelo BRB

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Metrópoles
Paulo Henrique Costa
1 de 1 Paulo Henrique Costa - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O ex-presidente do Banco de Brasília (BRB) Paulo Henrique Costa (foto em destaque) vai entregar à Polícia Federal (PF) o celular pessoal e o computador funcional entre esta segunda-feira (24/11) e terça (25).

Os equipamentos serão analisados no âmbito da Operação Compliance Zero, que apura irregularidades na compra de carteiras de crédito fabricadas artificialmente pelo Banco Master e revendidas ao BRB.

Costa já está no Brasil. Ele estava nos Estados Unidos, participando de um curso, no dia em que a operação foi deflagrada. No cumprimento do mandado de busca e apreensão em sua casa, os investigadores da PF recolheram apenas um computador.

A expectativa entre investigadores é de que o ex-presidente coopere com a apuração. Em nota divulgada na sexta-feira (21/11), Paulo Henrique afirmou reconhecer “a importância das investigações” e disse ter “convicção de que sempre atuou na proteção e nos melhores interesses do BRB”. Ele foi afastado do cargo por determinação judicial.

Operação

A operação, que prendeu o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, mira um esquema de fabricação de carteiras de crédito sem lastro real, documentos classificados pelos investigadores como “inexistentes” ou “insubsistentes”.

Após a prisão de Vorcaro, também foram detidos André Felipe de Oliveira Seixas Maia, diretor da Tirreno, e Henrique Souza Silva Peretto, sócio da Cartos Fintech Carga. Eles foram soltos após o fim do prazo da prisão temporária.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), indicou Nelson Souza, ex-presidente da Caixa, para assumir o comando do BRB.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?