“Equipe Astro”, braço armado do CV, é alvo de operação no Rio.
Segundo a Polícia Civil do RJ, o grupo é responsável por invasões e pela expansão territorial da facção em áreas da Zona Sudoeste do Rio

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) deflagrou, nesta quarta-feira (2/9), uma operação para desarticular a chamada “Equipe Astro”, braço armado da facção criminosa Comando Vermelho (CV), responsável por invasões e pela expansão territorial do grupo em áreas da Zona Sudoeste do Rio.
Investigadores da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) cumprem mandados de busca e apreensão e de prisão nas comunidades da Gardênia Azul e Cidade de Deus. A ação conta com apoio do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).
Nesta etapa, os investigadores avançam sobre a estrutura comandada por Rubens Mateus Lisboa Ribeiro, conhecido como “Astro” ou “Lisboa”, principal alvo da operação.
Segundo as investigações, a “Equipe Astro” participou de ofensivas para a tomada de territórios em Curicica e Camorim e, mais recentemente, de invasões e confrontos em Rio das Pedras e Muzema. O grupo mobilizava criminosos fortemente armados e contava com uma estrutura organizada para logística, execução de ações e monitoramento das forças de segurança.
Entre no canal de WhatsApp da Coluna Mirelle PinheiroInvestigação
A operação desta quarta-feira é um desdobramento de uma investigação anterior que já havia identificado Pierre Sá da Silva, conhecido como “PQD”. Ele foi neutralizado após atacar policiais durante a primeira fase da ação.
As diligências apontaram ainda que PQD possuía treinamento militar e repassava esses conhecimentos a integrantes do tráfico, inclusive por meio de instruções aos criminosos.
O trabalho de inteligência da Draco permitiu identificar a cadeia de comando e individualizar a atuação dos integrantes da organização criminosa. As diligências prosseguem para localizar e prender os demais envolvidos.





