
Mirelle PinheiroColunas

Di Menor: chefe do tráfico é preso com granada e submetralhadora no RJ
Por volta das 6h da manhã, os policiais se depararam com cerca de dez suspeitos, houve troca de tiros e parte do grupo conseguiu fugir
atualizado
Compartilhar notícia

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro prendeu em flagrante, na manhã desta quinta-feira (16/10), Rafael Isaias da Silva Pacheco, de 42 anos, conhecido como “Di Menor”, apontado como chefe do tráfico de drogas na comunidade Nova Campina, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
A operação foi conduzida por agentes da 60ª Delegacia de Polícia (Campos Elíseos), sob coordenação do delegado titular Túlio Pelosi. De acordo com o registro policial, os agentes diligenciaram até a Rua Um, na localidade de Nova Campina, após informes de inteligência indicarem movimentação de criminosos armados.
Por volta das 6h da manhã, os policiais se depararam com cerca de dez suspeitos, houve troca de tiros e parte do grupo conseguiu fugir. Durante a perseguição, quatro homens tentaram se esconder em um matagal, na área conhecida como Barro Branco.
Houve novo confronto armado, e após o cerco, os agentes conseguiram capturar “Di Menor”, identificado como o “frente” do tráfico local.
Granada, submetralhadora e fardas camufladas
No momento da prisão, foram apreendidos: uma submetralhadora, granada, rádio comunicador na frequência do tráfico local, embrulho de pasta base de cocaína, fardas camufladas e material de treinamento, colete à prova de balas e uma faca e uma barra de campanha camuflada.
O material estava com o preso e em locais próximos à área onde o grupo tentou se refugiar. De acordo com os policiais, os itens eram usados em treinamentos e patrulhas armadas do tráfico na região.
Histórico criminal
Segundo a 60ª DP, Rafael Pacheco acumula diversas passagens por crimes como furto, roubo, associação para o tráfico e porte de arma de fogo.
Os investigadores destacaram que o homem atua no crime desde os 12 anos de idade e mantinha posição de comando na Nova Campina, controlando pontos de venda de drogas e a disciplina do grupo armado.
Após a captura, “Di Menor” foi conduzido à 60ª Delegacia de Polícia, onde foi autuado em flagrante por tráfico e associação para o tráfico.
