Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mirelle Pinheiro

Criança revela abuso sexual em desenho durante atividade escolar no DF

O caso ocorreu na quarta-feira (20/5), em Santa Maria (DF). A 33ª DP investiga o caso

22/05/2026 14:15, atualizado 22/05/2026 14:58
Catherine Falls Commercial
Imagem colorida e escura de mão de criança segurando urso de pelúcia. Casal que matou filha e fez compras durante velório é condenado. - Metrópoles

Um homem, apontado como líder comunitário na região de Santa Maria (DF), é investigado por suposto abuso sexual contra uma criança de 11 anos. O caso foi descoberto após uma atividade escolar sobre combate ao abuso e à exploração sexual infantil, realizada no Centro de Ensino Fundamental de Santa Maria Sul, na quarta-feira (20/5).

Segundo relatos de uma fonte à coluna, a mãe da criança solicitou que a equipe de orientação da escola conversasse com o aluno após ele relatar que um adulto tentou beijá-lo. “Durante a atividade, o menino fez o desenho de um corpo humano e com um lápis na cor vermelha passou a pintar as partes onde essa pessoa tocava nele”, disse.

A fonte conta ainda que em um determinado momento a criança virou o papel ao contrário, na intenção de desenhar a parte de trás do corpo. “Ingenuamente, ele desenhou a parte inferior e pintou de vermelho no que seria a região anal, sinalizando onde a pessoa mexeu.”

Na sequência, o menino relatou aos profissionais que o homem era um líder comunitário envolvido com crianças da região e que, devido ao fato de ter acesso à casa dele, os abusos ocorriam ali.

O caso foi registrado na 33ª Delegacia de Polícia (Santa Maria) e o Conselho Tutelar foi acionado.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Mirelle Pinheiro
Em nota à coluna, a Polícia Civil do DF (PCDF) informou que investiga os fatos. “O caso envolve um adolescente, que goza de sigilo imposto por lei – Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.”