
Mirelle PinheiroColunas

Caixa tem funcionários afastados por fraude de R$ 3,5 mi em precatório
Além dos bancários da Caixa, advogados também estão entre os investigados, suspeitos de falsificar documentos
atualizado
Compartilhar notícia

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira (22/8), a Operação Hybris II, que investiga um esquema de fraudes milionárias em levantamentos de precatórios judiciais no Distrito Federal e no Maranhão. Entre os alvos da operação estão empregados da Caixa Econômica Federal, lotados em Brasília, suspeitos de participação ativa no esquema criminoso.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e determinadas medidas cautelares, como o afastamento dos funcionários de suas funções públicas e a suspensão do exercício da advocacia para os profissionais envolvidos.
As investigações apontam um prejuízo superior a R$ 3,5 milhões, com indícios de que funcionários da Caixa colaboraram para viabilizar levantamentos irregulares de precatórios em benefício do grupo criminoso.
Além dos bancários, advogados também estão entre os investigados, suspeitos de falsificar documentos e utilizar a estrutura do esquema para desviar valores.
Os alvos da Operação Hybris II poderão responder por estelionato, falsificação de documentos e organização criminosa. As apurações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e rastrear o destino do dinheiro desviado.
A coluna entrou em contato com a Caixa, e aguarda retorno.
