Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mirelle Pinheiro

Brasileiros são presos com 1,3 tonelada de droga no Oceano Atlântico

Os detidos poderão responder por tráfico internacional de drogas e permanecem à disposição da Justiça

09/02/2026 09:26, atualizado 09/02/2026 10:12
Compartilhar notícia
PF/Divulgação
Brasileiros são presos com 1,3 tonelada de droga no Oceano Atlântico

Uma ação internacional de grande porte, com participação da Polícia Federal (PF), resultou na apreensão de aproximadamente 1,3 tonelada de entorpecente no Oceano Atlântico, durante a interceptação de uma embarcação brasileira em águas internacionais em 1º de fevereiro deste ano.

A abordagem foi realizada por uma embarcação militar da França, após o compartilhamento de informações de inteligência entre agências de segurança de diferentes países e organismos especializados no combate ao tráfico transnacional.

As análises apontavam que organizações criminosas sul-americanas estariam utilizando rotas oceânicas para o envio de grandes cargas de drogas a mercados estrangeiros.

Segundo a PF, o Brasil contribuiu com dados estratégicos sobre padrões de navegação, perfis de embarcações, logística utilizada por grupos criminosos e possíveis corredores marítimos empregados para o transporte de entorpecentes.

O cruzamento dessas informações permitiu localizar a embarcação suspeita e planejar a ação de interceptação.

Após a apreensão da carga, três tripulantes brasileiros foram mantidos sob custódia das autoridades estrangeiras e, no dia 5 de fevereiro, transferidos à Polícia Federal no Porto do Mucuripe, em Fortaleza.

Investigadores da PF embarcaram na fragata responsável pela interceptação para realizar os trâmites formais e conduzir os presos à Superintendência Regional da corporação.

Os detidos poderão responder por tráfico internacional de drogas e permanecem à disposição da Justiça.