Mirelle Pinheiro

MP: analfabeta vence licitação e representa município de Goiás

A mulher também ministrava treinamentos para cuidadores de pacientes acamados

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

gaecogo
1 de 1 gaecogo - Foto: null

O Ministério Público de Goiás (MPGO), em parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), realizou nesta terça-feira (28/1) a Operação Abstersio, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que opera na Secretaria Municipal de Saúde de Nerópolis desde 2017. A investigação apura esquema de fraudes em licitações, nepotismo e desvios de recursos públicos.

De acordo com o MPGO, empresários contratados não possuíam qualificação técnica para os serviços e mantinham vínculos familiares e de amizade com uma servidora pública municipal, identificada como líder do esquema. Um caso que chamou atenção envolve uma investigada analfabeta, que venceu licitação para representar o município em questões de saúde, incluindo a Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa e treinamentos para cuidadores de pacientes acamados. Há indícios de que parte dos serviços contratados sequer tenha sido prestada.

A Justiça expediu 22 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva, cumpridos em Nerópolis, Goiânia, Jataí e Brasília (DF). Além disso, foi determinado o bloqueio de bens dos investigados no valor de até R$ 1,5 milhão, de forma proporcional à participação de cada um no esquema.

Os envolvidos são suspeitos de organização criminosa, frustração de licitação, contratação indevida, peculato, falsidade ideológica e material, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro. O esquema incluía fraudes em áreas da saúde como treinamento, consultoria e palestras educativas.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?