Mirelle Pinheiro

Amiga deixou jovem para trás antes de ele sumir em montanha do Paraná

A jovem disse que seguir sozinha fazia parte de seu “estilo de vida” e que decidiu correr ao encontrar outros corredores na trilha

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Internet
Amiga deixou jovem para trás antes de ele sumir em montanha do Paraná
1 de 1 Amiga deixou jovem para trás antes de ele sumir em montanha do Paraná - Foto: Reprodução/Internet

As buscas por Roberto Farias Thomaz (foto em destaque), de 19 anos, entraram no quarto dia neste domingo (4/12) no Pico Paraná, ponto mais alto do Sul do Brasil, em meio a relatos contraditórios, depoimentos de testemunhas e questionamentos sobre a conduta da amiga que o acompanhava na trilha.

Roberto desapareceu na manhã de quinta-feira (1º), durante a descida da montanha, após passar o réveillon no local ao lado de Thayane, com quem havia se conhecido recentemente em Curitiba. Ela foi a última pessoa a ter contato direto com o jovem antes do sumiço.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, Roberto e a amiga iniciaram a subida na noite de quarta-feira (31). Durante o trajeto, o rapaz passou mal, apresentou vômitos e sinais de debilidade física, mas ainda assim conseguiu alcançar o cume por volta das 4h da madrugada.

Testemunhas relataram que, mesmo debilitado, Roberto continuou a trilha com apoio de outros montanhistas. Em determinado momento, porém, Thayane teria acelerado o ritmo e seguido sozinha à frente, deixando o jovem para trás.

Montanhistas experientes que integravam o grupo afirmaram ter alertado a amiga sobre o risco de abandonar alguém em condições físicas frágeis em um ambiente hostil como o Pico Paraná. Ainda assim, durante a descida, os dois acabaram se separando.

Ao chegar ao acampamento base, Thayane foi encontrada sozinha na barraca e não soube informar onde Roberto estava. Foi nesse momento que outros trilheiros acionaram o Corpo de Bombeiros.

Relatos de briga

Testemunhas ouvidas pela imprensa relataram que houve um desentendimento entre os dois durante a subida, após uma brincadeira feita por Roberto que teria desagradado a amiga. A situação teria gerado irritação e contribuído para a separação na trilha.

Em entrevistas concedidas posteriormente, Thayane confirmou que chegou antes ao acampamento e disse acreditar que Roberto vinha logo atrás.

Em vídeos publicados nas redes sociais, ela afirmou sentir culpa por ter se separado do amigo, reconhecendo que tinha mais experiência em trilhas e que talvez o desfecho pudesse ter sido diferente.

Em outra declaração, no entanto, a jovem disse que seguir sozinha fazia parte de seu “estilo de vida” e que decidiu correr ao encontrar outros corredores na trilha.

Investigação

A Polícia Civil do Paraná abriu investigação após o registro de boletim de ocorrência feito pela família no sábado (3). O delegado responsável informou que, até o momento, o caso é tratado como desaparecimento, sem indícios claros de crime, mas destacou que todas as versões serão confrontadas.

Familiares apontam lacunas nos relatos e defendem que os depoimentos de quem esteve com Roberto na trilha sejam analisados de forma técnica.

Para a irmã do jovem, há pontos que ainda não se encaixam sobre o momento exato da separação e o comportamento dos envolvidos.

Buscas seguem sem previsão de término

As operações de resgate contam com bombeiros, helicópteros, drones com câmera térmica, rapel e apoio de montanhistas voluntários especializados.

O Instituto Água e Terra (IAT) interditou temporariamente os principais acessos ao Pico Paraná para não comprometer as buscas.

A família pede que trilheiros experientes, especialmente aqueles que conhecem o Vale do Cacatu e a trilha do Saci, se apresentem como voluntários na base montada pelo Corpo de Bombeiros.

Até o momento, Roberto não foi localizado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?