Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Milena Teixeira

Deputada do PL quer livrar pais de multa por recusa à vacina da Covid

PL apresentado por deputada do PL prevê anistia a multas aplicadas a pais durante a pandemia por não vacinação de crianças contra a Covid

Milena Teixeira28/04/2026 13:09, atualizado 28/04/2026 14:57
Compartilhar notícia
Agência Câmara
Julia Zanatta

A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) apresentou projeto de lei para anistiar multas aplicadas a pais e responsáveis legais por crianças e adolescentes em razão do descumprimento de obrigações relacionadas à vacinação contra a Covid-19.

A proposta determina o cancelamento de débitos ainda não pagos, a extinção de cobranças judiciais em curso, alcançando penalidades já confirmadas pela Justiça.

Deputada do PL quer livrar pais de multa por recusa à vacina da Covid - destaque galeria
3 imagens
Julia Zanatta comemorou anúncio de Trump sobre intervenção militar na Vezeuela
Deputada do PL quer livrar pais de multa por recusa à vacina da Covid - imagem 3
Deputada do PL quer livrar pais de multa por recusa à vacina da Covid - imagem 1
1 de 3

Julia Zanatta comemorou anúncio de Trump sobre intervenção militar na Vezeuela
2 de 3

Julia Zanatta comemorou anúncio de Trump sobre intervenção militar na Vezeuela

Agência Câmara
Deputada do PL quer livrar pais de multa por recusa à vacina da Covid - imagem 3
3 de 3

Reprodução/Redes sociais

Segundo a parlamentar, a medida quer corrigir distorções geradas durante o período da pandemia, “quando sanções acabaram recaindo diretamente sobre o orçamento familiar”.

“Essas multas, na prática, punem as crianças duas vezes: primeiro pela situação que gerou a sanção e depois pela retirada de recursos que deveriam ser destinados à sua própria subsistência”, argumenta Zanatta.

O projeto estabelece que a anistia será válida para penalidades aplicadas desde 11 de março de 2020, data em que a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia, até a entrada em vigor da nova lei.