Milena Teixeira

Como a CPMI do INSS viu as primeiras decisões de Mendonça no Master

Integrantes da CPMI do INSS fazem um balanço da primeira semana do ministro André Mendonça na relatoria do caso envolvendo o Banco Master

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
André Mendonça
1 de 1 André Mendonça - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Antes entusiasmados com a ida do ministro do STF, André Mendonça, para a relatoria do caso Master, integrantes da CPMI do INSS passaram a avaliar, nos bastidores, que o magistrado tomou decisões consideradas “pouco razoáveis” na condução do processo.

Segundo esses parlamentares, a primeira decisão vista como equivocada foi a de manter o direito de Daniel Vorcaro, dono do banco, de não comparecer à oitiva que estava agendada para segunda-feira (22/2).

Como a CPMI do INSS viu as primeiras decisões de Mendonça no Master - destaque galeria
3 imagens
André Mendonça, ministro do STF
Relator da CPMI do INSS, Alfredo Gaspar
André Mendonça, ministro do STF, autorizou prorrogação da CPMI antes da decisão do plenário
1 de 3

André Mendonça, ministro do STF, autorizou prorrogação da CPMI antes da decisão do plenário

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
André Mendonça, ministro do STF
2 de 3

André Mendonça, ministro do STF

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Relator da CPMI do INSS, Alfredo Gaspar
3 de 3

Relator da CPMI do INSS, Alfredo Gaspar

Outra decisão também criticada foi de o magistrado decidir que Vorcaro não poderá viajar a Brasília em uma avião particular. Segundo o ministro, o empresário poderá somente se deslocar à capital federal em uma aeronave comercial ou em um voo conduzido pela Polícia Federal.

Para a cúpula da comissão, a decisão de Mendonça contribuiu para que o banqueiro  desistisse de comparecer ao colegiado.

Investigado por fraude financeira, Vorcaro era guardado na próxima semana para prestar depoimentos na CPMI do INSS e na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que criou um grupo de trabalho para acompanhar as investigações do caso Master.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?