Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Milena Teixeira

Aliados de Lula veem Quaest estável no 1º turno e em linha com trackings

Integrantes da campanha avaliam Quaest empatada com Datafolha no 1º turno, mas acendem alerta para o 2º

21/09/2026 19:48, atualizado 21/09/2026 20:22
KEBEC NOGUEIRA /METRÓPOLES @kebecfotografo
Aliados de Lula veem Quaest estável no 1º turno e em linha com trackings

Aliados do presidente Lula avaliam que a pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (21/9) reforça cenário de “estabilidade” na disputa de primeiro turno e apresenta números próximos aos registrados pelo Datafolha na semana passada.

Na Quaest, Lula aparece com 37% das intenções de voto no primeiro turno, ante 33% de Flávio Bolsonaro (PL). No Datafolha divulgado na última quinta-feira (17), o petista tinha 39%, contra 36% do senador.

Aliados de Lula veem Quaest estável no 1º turno e em linha com trackings - destaque galeria
3 imagens
RealTimeBigData: Flávio Bolsonaro tem 47% e Lula 30% no Paraná
Flávio Bolsonaro e Lula
Crise no STF reforça imprevisibilidade no resultado da disputa ao Planalto
1 de 3

Crise no STF reforça imprevisibilidade no resultado da disputa ao Planalto

Arte Metrópoles
RealTimeBigData: Flávio Bolsonaro tem 47% e Lula 30% no Paraná
2 de 3

RealTimeBigData: Flávio Bolsonaro tem 47% e Lula 30% no Paraná

Ricardo Stuckert/ campanha Lula e Charles Vieira/Campanha Flávio Bolsonaro
Flávio Bolsonaro e Lula
3 de 3

Flávio Bolsonaro e Lula

Arte Metrópoles

Os números dos dois levantamentos mantêm Lula à frente de Flávio no primeiro turno, com diferenças que permanecem dentro das respectivas margens de erro.

Segundo esses aliados, o resultado já era esperado a partir dos trackings, como são chamadas as pesquisas internas feitas pelas campanhas para acompanhar a evolução do cenário eleitoral.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Reação

A atenção dos aliados do petista, no entanto, está voltada principalmente para o segundo turno. Na simulação, Flávio aparece numericamente à frente, com 42% contra 41% de Lula. A diferença também está dentro da margem de erro, configurando empate técnico.

Um aliado do presidente afirmou que Lula deverá adotar uma postura mais combativa após o primeiro turno. “O segundo turno vai ser outra história”, resumiu.

A aposta dos petistas é que o presidente consiga colher, nas próximas semanas, os efeitos das medidas anunciadas recentemente e reforçar uma estratégia mais ofensiva na disputa com Flávio Bolsonaro.

Entre as iniciativas que Lula prepara ou já começou a anunciar estão ações voltadas a diferentes públicos e áreas.

O pacote inclui o reajuste do Bolsa Família, medidas para ampliar benefícios a MEIs, ações para reduzir o endividamento das famílias, iniciativas relacionadas aos combustíveis e uma ofensiva contra as bets.