Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Milena Teixeira

Alcolumbre terá boa vontade com PEC do fim da escala 6x1, dizem aliados

Entorno do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirma que o parlamentar seguirá rito normal da PEC da escala 6x1

27/05/2026 18:47, atualizado 27/05/2026 21:13
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Davi Alcolumbre

Aliados do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), avaliam que o senador “terá boa vontade” na tramitação da proposta que prevê o fim da escala 6×1.

A PEC sobre o tema foi aprovada nesta quarta-feira (27/5) por uma comissão especial da Câmara dos Deputados. Agora, o texto seguirá para análise do plenário da Casa e, depois, do Senado.

Alcolumbre terá boa vontade com PEC do fim da escala 6×1, dizem aliados - destaque galeria
3 imagens
Davi Alcolumbre selou aliança com a oposição no Congresso para derrotar Jorge Messias
Lula e Davi Alcolumbre
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP)
1 de 3

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP)

HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto
Davi Alcolumbre selou aliança com a oposição no Congresso para derrotar Jorge Messias
2 de 3

Davi Alcolumbre selou aliança com a oposição no Congresso para derrotar Jorge Messias

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Lula e Davi Alcolumbre
3 de 3

Lula e Davi Alcolumbre

Interlocutores de Alcolumbre afirmam que o presidente do Senado pretende ouvir todos os setores e parlamentares envolvidos no debate assim que a proposta chegar à Casa Alta e que deverá permitir o andamento natural da matéria, respeitando o rito regimental da tramitação.

Na terça-feira (26/5), o chefe da Casa Alta recebeu representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para tratar do tema. Na ocasião, o próprio Alcolumbre afirmou que respeitará o rito da proposta.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

O que diz o entorno de Lula

Apesar das divergências entre o governo Lula e o Senado após a derrota de Jorge Messias, auxiliares do presidente no Palácio do Planalto apostam em uma postura mais alinhada de Alcolumbre na tramitação da PEC.

No entorno de Lula, a avaliação é de que o presidente do Senado não deve criar obstáculos ao avanço da PEC e permitirá que a matéria siga o rito normal de tramitação. Assessores do governo argumentam que a pauta tem forte apelo popular e ganha ainda mais peso em ano eleitoral.