Mario Sabino

Anistia a Bolsonaro: o que os bolsonaristas querem é isonomia com Lula

Os jornalistas andam nervosos com a possibilidade de o Congresso aprovar a anistia a Jair Bolsonaro. Dizem que é “retrocesso”, mas não é

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

PR/Divulgação
Montagem de imagens coloridas de Lula e Bolsonaro - Metrópoles
1 de 1 Montagem de imagens coloridas de Lula e Bolsonaro - Metrópoles - Foto: PR/Divulgação

Os jornalistas andam nervosos com a possibilidade de o Congresso aprovar a anistia a Jair Bolsonaro. A palavra mais gentil que utilizam para se referir a isso é “retrocesso”.

Acho estranho, porque “retrocesso” se aplica a algo que avançou, e não parece que a democracia brasileira tenha ido adiante nos últimos anos, muito pelo contrário.

Pegue-se o caso do impeachment de Dilma Rousseff, por exemplo, que o PT vende como “golpe”. No processo de destituição da então inquilina do Planalto, Ricardo Lewandowski, que comandava os trabalhos finais como presidente do STF, simplesmente deu o drible da vaca na Constituição e manteve os direitos políticos da companheira. Pode? Não pode. Mas pôde.

Temos também caso mais espantoso: o de Lula. Condenado por corrupção e lavagem de dinheiro em todas as instâncias do Judiciário brasileiro, eis que o STF, acossado por Jair Bolsonaro, resolveu tirar o chefão petista da cadeia e livrá-lo de todos os processos, lançando mão de provas ilegais, obtidas por criminosos.

Como planejado, Lula está outra vez todo pimpão  na presidência da nossa pobre república, e os meliantes que assaltaram a Petrobras seguiram o mesmo caminho de impunidade, beneficiados pelo ministro Dias Toffoli. Pode? Não pode. Mas pôde.

Estamos à volta, agora, com a prisão anunciadíssima de Jair Bolsonaro, acusado de golpismo em processos abertos de ofício no STF, conduzidos por um ministro que é, ao mesmo tempo, vítima, investigador e julgador. Pode? Não pode. Mas pôde.

Sinceramente, não vejo como a anistia ao ex-presidente possa ser considerada “retrocesso”. O que os bolsonaristas querem, no fim das contas, é isonomia com Lula e o seu partido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comMario Sabino

Você quer ficar por dentro da coluna Mario Sabino e receber notificações em tempo real?