Vorcaro e ex-presidente do BRB se tratavam como “amigos” em mensagens, diz PF
Conversas citam alinhamento pessoal e tratativas sobre apartamentos de alto padrão

O banqueiro Daniel Vorcaro e o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, se tratavam como “amigos” em mensagens apreendidas pela Polícia Federal (PF).
Paulo Henrique foi preso na manhã desta quinta-feira (16/4), por determinação do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Nas mensagens, a PF aponta que há uma “forte proximidade” entre ambos e que os dois atuavam em “comunhão” para a prática de ilícitos. Em uma das conversas, Paulo Henrique inicia a mensagem com “amigo”.
“Amigo. Obrigado pela conversa hoje. A cada passo o caminho está mais claro e estou mais empolgado com o que vamos construir. Além disso, dou muito valor ao alinhamento pessoal. E acho que estamos bem alinhados em relação ao trabalho, visão de mundo e perfil”, escreveu Paulo Henrique.
A mensagem ocorre no contexto do que a PF interpreta como demonstração de “ânimo” do ex-dirigente do BRB para que a esposa dele pudesse visitar um apartamento luxuoso que estaria incluído no negócio, como contrapartida na compra de carteiras fraudulentas do Master.
Entre no canal de WhatsApp da Coluna Manoela AlcântaraEm resposta, Vorcaro também utiliza o termo “amigo”: “Fala, amigo. Também estou empolgado. Vou alinhar tudo com Daniel [Monteiro]. Vou te passar uma pessoa que te mostrará o apto”, respondeu o banqueiro.
Monteiro é outro alvo da operação desta quinta e também foi preso, em São Paulo.
Em outras mensagens, o ex-dirigente do BRB cobra Vorcaro sobre o avanço dos apartamentos, que seriam transferidos, segundo a PF, por intermédio de pessoas jurídicas.
“Amigo, pessoal esperando seu de acordo sobre os imóveis de São Paulo. Pode ajudar?”, diz Paulo Henrique. Vorcaro responde: “Do meu lado, dei carta branca. Onde está travado? Pode me falar?”.
Logo após, Paulo Henrique afirma que a pendência estava na “equipe de Daniel [Monteiro]”, mas que “disseram que é simples”.
Acordos
A PF aponta que o ex-presidente do BRB estaria alinhado com Vorcaro para a compra das carteiras do Master, mas cobrava a resolução das pendências relacionadas aos apartamentos.
“Desculpe dar trabalho. É que estou focado na agenda que combinamos e fico em cima de todos os assuntos até resolver”, cobrou o ex-dirigente.
Vorcaro responde: “Nada. Isso não é trabalho. Eu sou resolvedor de problemas rsrs”. Paulo Henrique, em seguida, completa: “Estou tratando de carteira de outro lado”.




