Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Manoela Alcântara

Ministro do TSE fala em contexto desafiador com evolução da IA.

O ministro Nauê Bernardo participou de evento do TCDF, nesta segunda-feira (17/8). Ele abordou a Inteligência Artificial na democracia

17/08/2026 12:36, atualizado 17/08/2026 12:38
Divulgação/OAB-DF
Ministro do TSE fala em contexto desafiador com evolução da IA

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nauê Bernardo, falou sobre o contexto desafiador que o Brasil vive diante do avanço do uso da tecnologia, em especial da Inteligência Artificial. Em evento com o tema “Controle, Governança e Democracia no Estado Contemporâneo”, realizado nesta segunda-feira (17/8), o ministro manifestou preocupação com a transferência da capacidade de tomada de decisão humana para sistemas de inteligência artificial.

Segundo o ministro, a rápida evolução de ferramentas digitais, aliada à falta de letramento digital no país, coloca em xeque a qualidade da nossa democracia. Veja vídeo:

Durante a fala, Nauê Bernardo introduziu ainda o conceito de “degradação algorítmica”. “Uma coisa é entregar a decisão de um artigo para uma IA; outra, muito mais grave, é um oficial de alto nível delegar decisões estratégicas a um algoritmo”, pontuou.

Ao citar o sociólogo Ulrich Beck, o ministro reforçou que o Brasil vive em uma “sociedade de risco”, onde compreender as consequências do uso tecnológico é urgente para preservar as instituições.

Nauê Bernardo participou de evento promovido pelo TCDF, o II Fórum de Direito Público e Boas Práticas Administrativas. O encontro reuniu autoridades do Judiciário, do Executivo e dos órgãos de controle para debater os desafios da governança, da democracia e da administração pública.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Manoela Alcântara