metropoles.com

Winnin tem inteligência artificial 100% própria para análise de dados

A martech atende clientes como Ambev, C&A, Danone e Nubank. Em conversa com Metrópoles, o CEO Gian Martinez contou detalhes sobre o software

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Gian Martinez
1 de 1 Gian Martinez - Foto: Divulgação

A Winnin é uma martech que trabalha com ciência de dados para entender cada vez mais sobre o mercado de influência, novas tendências, febres e formatos. Um dos diferenciais que a empresa tem e utiliza com clientes como Ambev, C&A, Danone e Nubank é a plataforma de inteligência artificial Winnin Insights.

De acordo com Gian Martinez, CEO e cofundador da Winnin, o software foi criado 100% por eles e é focado em melhorar os processos criativos em grandes empresas. A ferramenta ajuda a construir conteúdo mais relevante, entendendo o que de pertinente está ocorrendo e onde as pessoas estão engajando e investindo tempo na internet. Portanto, por meio de métricas de engajamento, as empresas conseguem mensurar o tipo de assunto, formato e audiência.

Gian explica que a coleta de dados do Winnin é bem diferente do formato mais tradicional chamado de social listening, muito usado pela primeira geração de influenciadores. “Esse formato entrava no final do processo criativo. As empresas plugavam para saber do que as pessoas estavam falando ou pra fazer gestão de crise. Bem na lógica de acompanhar a performance do que foi criado”, diz.

A ferramenta da martech ajuda as empresas a fazerem escolhas mais assertivas. Por exemplo, auxilia na decisão de qual estratégia criativa seguir ou em qual segmento investir. Gian esclarece que a inteligência artificial da Winnin “agrega, organiza de um jeito único e entrega uma experiência creative friendly“. Isso significa que a forma como os dados são coletados foi pensada para times criativos.

Além disso, Gian garante que um dos principais diferenciais é que os dados ajudam os times a trabalharem de forma mais produtiva. Ele citou um case da Ambev global, que observou uma redução média do tempo de briefing de 15 para três semanas. “Há ganho de produtividade, porque o trabalho fica mais assertivo e focado”, argumenta o CEO e cofundador da Winnin. “O uso da tecnologia tem o papel de melhorar a vida das pessoas e o jeito que elas trabalham”, complementa.

Tendências

Como uma pessoa que trabalha diariamente com conteúdo digital, Gian acompanhou de perto as diversas transformações das redes sociais nos últimos anos. Ele relembra que, há seis anos, nem se pensava que o formato em vídeo seria dominante como é hoje, em que 80% do consumo virtual é em vídeo. “O Facebook, por exemplo, nem tinha essa funcionalidade”, comenta. As principais plataformas ainda eram YouTube e Vimeo. Atualmente, no entanto, todas as grandes redes já têm ferramentas de vídeo.

Portanto, com tantas opções, a grande questão da internet hoje é como se diferenciar. “Com a multiplicidade de soluções, a demanda é diversa. Portanto, é cada vez mais complicado criar conteúdo sem dados”, defende Gian. Segundo ele, com acesso a dados e informações, é possível montar uma estratégia otimizada em cada uma das plataformas.

Ranking

Uma das entregas de Gian, com base na análise da Winnin Insights, é um ranking dos top 5 perfis de destaque do último mês com base na crescente de seguidores. A lista é variada, mas o denominador comum entre os nomes elencados é a criação de conteúdo relevante para um público cada vez mais nichado. “O nicho é o novo mainstream“, aponta o especialista. “Uma coisa recorrente nos rankings é uma turma que ganha relevância num nicho específico”, conclui.

Dessa forma, na última análise, os profissionais da Winnin perceberam que houve um aumento relacionado aos assuntos de maternidade, especialmente na pandemia, porque muita gente estava passando por esse momento. Além disso, a temática games também foi destaque.

Segue a lista completa com detalhes:

1- @virginia (Instagram)
Vídeos sobre Família e Maternidade
Seguidores: 6.3% de crescimento entre Abril e Maio

2- @bypamella (Instagram)
Vídeos sobre Maquiagem e Desafios
Seguidores: 6.0% de crescimento entre Abril e Maio

3- @pocah (Instagram)
Vídeos sobre Funk Brasileiro
Seguidores: 7.3% de crescimento entre Abril e Maio

No YouTube e Facebook, os destaques foram:

4- /Virginia (Youtube)
Vídeos sobre Maternidade e rotina da filha Maria Alice
Seguidores: 4.1% de crescimento entre Abril e Maio

5- Kaká (Facebook)
Vídeos sobre Jogos de Esporte (FIFA)
Seguidores: 27.7% de crescimento entre Abril e Maio

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?