metropoles.com

Sebrae Inova 2023: empreendedorismo e educação movem o mundo

No primeiro dia do Sebrae Inova 2023, Moisés Ramos, CEO da AncoraX, explicou como as duas estratégias podem trazer sucesso para os negócios

atualizado

Compartilhar notícia

Sebrae Inova 2023/Divulgação
Moisés Ramos – Metrópoles
1 de 1 Moisés Ramos – Metrópoles - Foto: Sebrae Inova 2023/Divulgação

“Empreendedorismo e educação movem o mundo”. Foi com essa frase de impacto que o empresário, escritor, mentor de negócios e CEO da AncoraX, Moisés Ramos iniciou a palestra dele nesta quinta-feira (5/10) durante o Sebrae Inova 2023, que ocorre até este sábado (7/10) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

Segundo o executivo, empreendedorismo e educação precisam chegar ao maior número de pessoas e o conhecimento é a única forma de fazer isso ocorrer.

“O propósito de um empreendedor é levar estratégia, caminhos, resultados de marketing e vendas por meio da educação com comunicação clara e direcionada”, afirmou. Isso porque o executivo garantiu que um empreendedor não vende para todo mundo, a venda precisa ter direcionamento.

Além disso, relembrou que, quando faz mentoria para empresários, por exemplo, ele sempre escuta que eles querem faturar mais. “Dessa forma, vem o seguinte questionamento: ‘Por que as empresas quebram?’ Isso ocorre justamente porque empresários não têm inteligência emocional”, explicou.

Ramos também frisou que todo empresário tem que entender de marketing, marketing digital e marketing viral — que envolve propósito e posicionamento -, além de branding, relacionamento, contato e, por fim, vendas. 

Modelo Disney para encantar clientes

Outro painel importante desta quinta-feira destacou como qualquer negócio pode encantar como a Disney encanta.

“O encantamento da Disney se dá porque a marca faz um modelo de gestão da experiência do cliente. Muitos negócios fazem gestão cuidando do marketing, de pessoas, ou seja, atividades funcionais de gestão, e isso não está errado, mas a Disney traz um olhar além. Eles chamam a atenção para fazer a gestão da experiência do cliente. É muito mais do que encantar, é pensar de forma mais ampla”, explicou Jacqueline Gomes, diretora da Coração do Cliente, empresa que trabalha com metodologias voltadas para o relacionamento com o cliente.

No mercado atual, não se trata mais só daquilo que você entrega, mas é especialmente como se entrega. Por isso, a executiva convidou todos a pensarem em produtos ou serviços que adquirem de uma determinada marca.

“Você compra algo no mesmo lugar porque você ama e também pelo motivo de a marca entregar produtos e serviços de qualidade. É o básico bem feito”, exemplificou ela, afirmando que o cliente se fidelizará a partir do momento em que se consegue entregar uma experiência completa. “Olhar a jornada do cliente e observar tudo o que pode impactá-lo de forma positiva.”

Entre os pontos abordados, a diretora da Coração do Cliente indagou: “Qual a entrega de valor da sua marca?”.

Segundo ela, essa entrega é aquilo que tem de diferencial e atende a uma necessidade ou expectativa de um jeito que ninguém é capaz de fazer.

Jacqueline Gomes explicou como a Disney foca nos detalhes e em conexões emocionais para construir junto ao cliente pontos importantes para todo e qualquer negócio

“A entrega de valor da Disney é fazer show por meio do parque de diversões. Todo negócio precisa ter posicionamento. O show da Disney, por exemplo, se sustenta pela magia que acontece quando você entende seu cliente como prioridade. Esse negócio só é negócio se você entrega algo para alguém. Mas, lembre-se que nem sempre o cliente tem razão, mas ele tem as suas razões”, pontuou.

Sebrae Inova 2023 em números

Durante três dias, o evento trará lideranças das áreas de tecnologia, inovação, transformação digital e empreendedorismo, além de 85 expositores divididos entre as áreas de gastronomia, startups, ecossistema de inovação e tecnologia, arena gamer e marketing digital. 

Entre os mais de 80 palestrantes do evento, destacam-se Hungria, Moisés Ramos, Leandro Ladeira, Jorge Adriano, Fabio de Souza, Hugo Andreolly, Matheus Sena e Guto Requena.

De acordo com Ricardo Robson, gerente de atendimento personalizado do Sebrae no DF, o evento deste ano trata de um tema de grande relevância que é o de Cidades Inteligentes.

“A cada ano, a pauta tem um tema relevante sob uma ótica de futuro. No ano passado, era Tecnologia 5G e hiperconectividade e qual o impacto dessa nova tecnologia na realidade dos micro e pequenos negócios. Em edições anteriores, abordamos temáticas como a importância da informação de dados e impacto das redes sociais nos negócios e manipulação de dados. Assuntos que todo empresário tem que saber”, garantiu Ricardo Robson.

“O papel central do Sebrae Inova 2023 é trazer a discussão do repensar a matriz econômica do Distrito Federal, estimulando a iniciativa empreendedora do setor produtivo para que as empresas consigam cada vez mais gerar emprego e renda, e com isso ter um impacto dentro da sociedade como um todo.”

Ricardo Robson, gerente de atendimento personalizado do Sebrae no DF

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações