metropoles.com

Prospecção na comunicação: tendências, desafios e marketing

Estratégia pode ajudar empresas a conquistar novos clientes, mostrando o valor dos serviços e construindo relacionamentos

atualizado

Compartilhar notícia

Morsa Images/Getty Images
Comunicação – Metrópoles (2)
1 de 1 Comunicação – Metrópoles (2) - Foto: Morsa Images/Getty Images

A prospecção é uma etapa fundamental para qualquer negócio que deseja crescer. E, na área de comunicação, esse processo pode ser mais desafiador e também uma oportunidade, especialmente devido à complexidade das necessidades dos clientes e à alta competitividade do mercado – dados da Associação Brasileira de Agências de Comunicação (Abracom) apontam que mais de 17 mil profissionais do setor estavam empregados em 2022.

Ainda assim, para vencer tais obstáculos, é necessário utilizar algumas estratégias, incluindo as vistas como tendências na área. Por exemplo, sabendo que os clientes estão cada vez mais exigentes e esperam que as empresas ofereçam soluções únicas/individualizadas, é importante que a prospecção seja feita de forma personalizada, levando em consideração as necessidades e os interesses de cada cliente.

Para isso, as empresas podem usar duas estratégicas para o Sales Engagement, que visa aumentar as vendas e melhorar o relacionamento com os clientes: a segmentação e a personalização. Ao segmentar seus clientes, as empresas podem direcionar suas ações de marketing de maneira mais eficaz, aumentando as chances de engajar e converter prospects. Já a personalização permite que as empresas criem uma experiência mais relevante e personalizada para os clientes, o que aumenta a satisfação e a fidelidade.

Outro ponto a ser observado para quem deseja se destacar em estratégias de Sales Engagement é a automatização. A tecnologia pode ser uma grande aliada, uma vez que permite que os profissionais se concentrem nas atividades mais estratégicas. Inclusive, existem várias ferramentas e softwares de automação de marketing disponíveis para empresas de todos os tamanhos, que podem ser usados para tarefas como: envio de e-mails marketing personalizados para clientes em potencial; geração de leads qualificados; e segmentação de clientes com base em fatores já mencionados acima.

O uso do inbound marketing também pode ser muito eficaz na área de comunicação. A prática em si não é nova, porém a maneira com que as empresas encaram o inbound marketing tem se transformado e o foco dos profissionais da área tem sido cada vez mais em entender a jornada do cliente e na educação. Aquele velho papo de “marketing bom não salva produto ruim” ficou no passado e o olhar agora é de uma área de marketing que ajude constantemente na melhoria do produto.

Apesar da prospecção na área de comunicação enfrentar alguns desafios, como a alta competitividade, com muitas empresas oferecendo serviços semelhantes, é preciso encontrar formas de se destacar da concorrência. Para isso, muitas vezes, é necessário conhecimento profundo do mercado do cliente como nenhuma outra.

Por meio da educação e da aproximação, o marketing pode ajudar as empresas a mostrar aos leads o valor dos seus serviços e a construir relacionamentos duradouros. As ações de marketing que realmente farão a diferença para sua empresa no futuro não serão as que capturam demanda e sim as que criam demanda.

Lucas Lanzoni é Head de Marketing na startup Meetz. Formado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Libero, atua há mais de 12 anos no mercado de Comunicação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?