Marcas, ideias e pessoas que impactam no mundo da comunicação

Oito dicas de SEO para melhorar o ranqueamento na busca

Em webinar gratuito do Google, John Mueller aborda como organizar o conteúdo e tornar o site da empresa mais relevante

atualizado 04/09/2021 0:44

GoogleReprodução/Google

Para empresas, marcas e profissionais de comunicação, dominar o funcionamento do Search Engine Optimization (SEO) é essencial para alcançar um lugar de destaque nas pesquisas do Google. Com o objetivo de contribuir com o ganho desse conhecimento, no último dia 1º de setembro foi promovido pela plataforma webinar gratuito sobre busca e ranqueamento para publishers.

Entre os palestrantes, o suíço John Mueller, considerado o “guru” de SEO do Google, deu várias dicas. “Adotar medidas para certificar a autoridade das informações e a proximidade dos produtos e/ou serviços ofertados em relação a quem realiza a pesquisa deve ser a prioridade dos empreendedores que querem estar entre as primeiras opções para consumidores e potenciais clientes”, aconselhou.

Veja abaixo algumas das dicas dadas por John Mueller sobre como organizar o conteúdo e tornar o site mais relevante:

  • Tentar responder às perguntas das pessoas de forma assertiva e segura. 
  • Entregar o que elas procuram sobre aquele assunto.
  • De um lado, a pesquisa feita pelo usuário, e do outro, os dados dispostos no site, interferem diretamente no ranqueamento geral do endereço nos resultados. Ou seja, se a página tem o que a pessoa estiver pesquisando e for bem estruturada, hospedada em um bom servidor e ainda oferecer aquele item em um local próximo, ela aparecerá entre os primeiros links da busca.
  • Sempre inspecionar o URL, verificar a velocidade e os eventuais erros do servidor que abriga o endereço.
  • Melhorar a vinculação interna.
  • Trabalhar links internos para mostrar a importância relativa do site. E ter sitemaps e RSS para manter as tecnologias de pesquisa informadas.
  • Exagerar nos conteúdos de alta qualidade para ampliar a importância absoluta do site. 
  • É imprescindível que todas as publicações e páginas possam ser visualizadas em smartphones, incluindo comentários, dados, imagens e vídeos.

Ainda de acordo com o suíço, todas as atualizações feitas nos algoritmos da pesquisa do Google melhoram o sistema para possibilitar aos usuários encontrar com mais precisão endereços confiáveis e valiosos.

Em 2020, o Google fez 383 mil testes de qualidade, 62,9 mil avaliações side-by-side e 17,5 mil exames de tráfego ao vivo, além de promover 4,8 mil melhorias na busca.

Atualmente, John Mueller é responsável por coordenar as Relações Públicas do Google Search Console, um serviço oferecido sem custos pela plataforma que permite entender e melhorar a forma como o site é lido e avaliado pela base de dados. 

Assista o webinar com tradução para o português.

Últimas notícias