O papel fundamental do Growth Marketing para uma startup
Bruno Ladeira, chief marketing officer (CMO) do Portal de Compras Públicas, escreve artigo em que defende decisões embasadas em dados
atualizado

O ritmo acelerado, o foco em resolver problemas de inovação e tecnologia e a preocupação com o impacto social são os ingredientes que compõem uma startup.
No setor de vendas ao governo, muito ao contrário do que se imagina, o espaço para inovação e criação é imenso. Basta fazer o que está no DNA de uma startup: ousar e criar. Ousar é transformar o complexo em simples. É ter energia para largar na frente e pioneirismo para descobrir novos caminhos. Estamos na era da simplicidade e o complexo ficou para trás.
Enquanto o assunto licitação paralisa muitos e mantém a concorrência em seu status quo, uma govtech, startup que tem como propósito gerar inovação para a gestão pública, pode e deve arriscar ao sair do óbvio e olhar para o presente com a lente do marketing 5.0, que envolve inteligência de dados para expansão e transformação digital para a mudança social.
A palavra-chave de grandes startups é o Growth Marketing: decisões embasadas em dados, crescimento acelerado e assistido, comunicação multicanal mensurável com resultados consistentes, rastreabilidade e mapeamento do negócio com ampla visão de desafios e oportunidades. Fazer Growth Marketing é nunca perder o timing.
Além dos dados, automação e inteligência de negócios, o novo marketing tem como característica a transformação social, que está totalmente integrado aos valores de muitos negócios.
O foco deve ser essa transformação, divulgando oportunidades de desenvolvimento social e econômico. Por exemplo, conectar estados e municípios que precisam adquirir negócios de todos os segmentos a pequenas e médias empresas que precisam vender.
O grande segredo de uma startup de sucesso é cada vez mais o foco em tendências de negócios, rapidez, dinamicidade, decisões baseadas em dados e o propósito de promover a tão importante transformação social.
Bruno Ladeira é chief marketing officer (CMO) do Portal de Compras Públicas.